Como a Itália deixou a fama de retranqueira e foi bicampeã da Europa
Italianos bateram os ingleses em Wembley e conquistaram o segundo título continental em sua história
atualizado
Compartilhar notícia
A Itália é a grande campeã da Eurocopa 2020. O time de Roberto Mancini derrotou a Inglaterra em pleno estádio de Wembley e se sagrou bicampeão da competição continental.
Veja a trajetória e como foi montado o time que conquistou a Europa pela segunda vez.
História
A Itália foi campeã da Eurocopa em 1968. Contra os ingleses, os italianos tentavam evitar o terceiro vice-campeonato consecutivo, já que perdeu a competição na final em 2000 e 2012.
Os italianos vieram para a competição com um elenco muito renovado em relação aos das últimas competições. Nomes como Insigne e Immobile chegaram com mais experiência ao torneio, aliando à experiência de peças como Bonucci e Chielini e de jovens revelações como Chiesa, da Juventus.
A Itália também veio para a Euro com três brasileiros no elenco: Rafael Tolói, Jorginho e Emerson. Assim, o time de Roberto Mancini vinha com os pés no chão para o torneio, mas ciente das plenas condições que tem de conquistar o bicampeonato europeu.
Nada de retranca?
A Itália caiu na chave de País de Gales, Turquia e Suíça. Um grupo equilibrado onde um tropeço poderia custar caro. Porém, logo na estreia, os italianos mostraram que não vieram para brincar, goleando os turcos na partida de abertura do torneio.
Na rodada seguinte, novo triunfo, também por 3 x 0 sobre a dura seleção da Suíça, assegurando o passaporte para as oitavas, com seis gols marcados e nenhum sofrido. No último compromisso da primeira fase, vitória por 2 x 0 sobre os galeses.
Diferentemente dos ingleses, os italianos não pegaram uma seleção tradicional nas oitavas de final. Mas nem por isso a Itália teve uma classificação tranquila: a classificação sobre a Áustria veio somente na prorrogação.
Nas quartas de final, a Bélgica pela frente. Com um futebol envolvente, a Itália superou o líder do ranking da Fifa e avançou para enfrentar a sempre forte Espanha na semifinal.
Em um jogo duríssimo contra os espanhóis, a classificação veio nos pênaltis. E na final, mais um triunfo sobre uma seleção tradicional do futebol europeu, agora sobre os ingleses, em pleno estádio de Wembley, mostrando que o manto italiano ainda enverga varal.
Segundo título europeu na conta e será a conquista da Europa apenas o começo para essa geração?