metropoles.com

Com um a menos, Athletico-PR segura o Palmeiras e vence por 1 x 0

Gol foi marcado por Alex Santana em um duelo intenso, que contou com expulsão de Hugo Moura e de Luiz Felipe Scolari, por reclamação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Vilela/Getty Images
Palmeiras Dudu
1 de 1 Palmeiras Dudu - Foto: Pedro Vilela/Getty Images

O primeiro duelo da semifinal da Libertadores entre Palmeiras e Athletico-PR, nesta quarta (30/8), foi intenso. Na Arena da Baixada, o Furacão fez um primeiro tempo melhor, abrindo o placar com Alex Santana. Porém, na segunda etapa, levou sufoco, situação que se intensificou após a boba expulsão de Hugo Moura por mão intencional na bola. No entanto, a pressão dos comandados de Abel Ferreira não surtiu efeito, e o time de Felipão (também expulso por reclamação), muito disciplinado defensivamente, conseguiu segurar o atual bicampeão da Libertadores, impondo aos paulistas sua primeira derrota no torneio.

O duelo da volta acontece já na próxima semana, novamente na terça-feira (6/9), no Allianz Parque. O Furacão joga pelo empate, enquanto o Palmeiras precisa ganhar por, pelo menos, um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis. Vitória por dois ou mais gols de diferença classifica o Verdão para a final.

O jogo

Os primeiros 15 minutos do duelo foram marcados por muita velocidade e movimentação de ambas as equipes, que deixaram espaços abertos para serem atacados. Pelo lado do Verdão, à esquerda, Dudu e Piquerez eram as principais ameaças. Já no Furacão, o perigo ficou por conta de Vitor Roque e Hugo Moura.

Aos 22, o Athletico-PR abriu o placar. Pela direita, Khellven cruzou a bola, que foi rebatida pela zaga do Palmeiras. Vitor Roque dominou e tentou chutar, mas a bola sobrou para Alex Santana, que girou e pegou Weverton fora de posição.

Após sofrer o gol, o Palmeiras tentou dominar mais a posse, mas sem criatividade e enfrentando uma defesa bem montada, não conseguiu criar chances de perigo.

2º tempo

Logo no início da etapa complementar, o Palmeiras sofreu um duro golpe: Rafael Veiga sentiu dores no pé direito após colisão com Hugo Moura e não conseguiu continuar em campo. Dessa forma, Bruno Tabata fez sua estreia na Libertadores no lugar do meia.

Sem Veiga, o Palmeiras se lançou ao ataque utilizando os lados do campo, principalmente o direito, setor que Dudu ocupava no momento. O Athletico-PR, com postura defensiva, jogou no erro do Verdão, esperando contra-ataques.

Aos 25, o Athletico-PR, que vinha fazendo um jogo defensivo altamente disciplinado, frustrando as ações palmeirenses, teve um jogador expulso, e de forma infantil: Hugo Moura foi derrubado por Bruno Tabata, mas ainda no chão, meteu a mão na bola de forma proposital e foi punido por conduta antidesportiva, recebendo o segundo amarelo e sendo expulso. Revoltado com a arbitragem, Luiz Felipe Scolari também seguiu os rumos de Hugo Moura, ao ser expulso após intensas reclamações.

Com um a mais em campo, o Palmeiras intensificou seus esforços e passou a ter muito mais presença no último terço do adversário, exigindo mais do goleiro Bento. A blitz final do Verdão, que foi se contentando a cruzar bolas na área, no entanto, não deu resultados, e o Furacão conseguiu segurar a vitória por 1 x 0 na Arena.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?