Com surpresas e decepções, veja a situação dos grupos da Copa do Mundo
Argentina e Alemanha podem ser eliminadas da Copa do Mundo, enquanto Brasil, Espanha e Inglaterra tentam carimbar o passaporte às oitavas
atualizado
Compartilhar notícia
Após grande ansiedade para o início da Copa do Mundo do Catar, a primeira fase da competição passou voando. Entre surpresas e decepções, grandes seleções, como Argentina e Alemanha, podem ser eliminadas com um jogo de antecedência.
Por outro lado, Inglaterra e Espanha confirmaram o favoritismo e atropelaram Irã e Costa Rica, respectivamente. O Brasil estreou com vitória por 2 x 0 sobre a Sérvia.
Grupo A
A primeira chave da Copa do Mundo tem Holanda e Equador com três pontos. As duas seleções venceram Senegal e Catar por 2 x 0. No jogo de abertura, os sul-americanos venceram o país-sede tranquilamente, com dois gols de Valência no primeiro tempo. Na etapa final, eles tiraram o pé e só administraram o resultado.
No complemento da rodada, a Holanda sofreu contra Senegal, mas conseguiu marcar dois gols no final do jogo e também estreou com vitória.
O Grupo volta a ser disputado nesta sexta-feira (24/11) e pode ter a primeira seleção classificada da Copa do Mundo. Em caso de vitória, a Laranja Mecânica garante a vaga nas oitavas se vencer o duelo contra o Equador e o Catar não vencer Senegal. Caso uma das situações não aconteça, a definição do grupo fica para a última rodada.
- Confrontos:
Catar x Senegal, no estádio Al Thumama, às 10h.
Holanda x Equador, no Estádio Internacional Khalifa, às 13h.
Grupo B
A Inglaterra confirmou o favoritismo na primeira rodada e goleou o Irã por 6 x 2 com show do atacante Saka. No outro jogo do grupo, País de Gales e Estados Unidos empataram em 1 x 1.
Para carimbar o passaporte para a segunda fase, o English Team precisa apenas de uma vitória contra os Estados Unidos. Enquanto isso, o País de Gales tenta abrir vantagem na segunda posição do grupo contra o Irã.
- Confrontos:
País de Gales x Irã, no Estádio Ahmad Bin Ali, às 7h.
Inglaterra x Estados Unidos, no Estádio Al Bayt, às 16h.
Grupo C
A grande decepção da Copa do Mundo do Catar até o momento mora no Grupo C. A toda poderosa Argentina sucumbiu diante da Arábia Saudita e foi derrotada por 2 x 1. Enquanto isso, Polônia e México empataram em 1 x 1.
Os Hermanos estão em maus lençóis na chave e podem dar adeus ao Catar ainda na segunda rodada. Isso porque, em caso de derrota para o México, Lionel Messi e companhia estarão eliminados.
Com esse cenário, o time de Ochoa chegaria aos quatro pontos. Mesma marca que Arábia Saudita ou Polônia chegam, independente do resultado.
- Confrontos:
Polônia x Arábia Saudita, no Estádio Cidade da Educação, às 10h
Argentina x México, no Estádio Lusail, às 16h.
Grupo D
A França estreou goleando a Austrália por 4 x 1 e lidera o grupo com folgas, já que Dinamarca e Tunísia empataram por 0 x 0.
Assim como a Inglaterra, Mbappé e companhia precisam de uma vitória simples contra os dinamarqueses para confirmar a classificação às oitavas.
No outro jogo, Tunísia e Austrália jogam para assumir a segunda posição do grupo e dar um passo rumo à classificação.
- Confrontos:
Tunísia x Austrália, no Estádio Al Janoub, às 7h
França x Dinamarca, no Estádio 974, às 13h
Grupo E
Antes da Copa do Mundo, nem os mais pessimistas apostavam em uma eliminação da Alemanha na primeira fase. Entretanto, o cenário é possível já na segunda rodada, após a derrota por 2 x 1 para o Japão. Já a Espanha, goleou a Costa Rica por 7 x 0.
O próximo jogo da chave colocará Espanha e Alemanha frente a frente. O embate pode classificar a Fúria e eliminar o algoz do Brasil na Copa de 2014.
Thomas Muller e companhia se despedem do Catar em caso de vitória ou empate do Japão contra a Costa Rica, no jogo que abre a segunda rodada do grupo.
- Confrontos:
Japão x Costa Rica, no Estádio Ahmad Bin Ali, às 7h
Espanha x Alemanha, no Estádio Al Bayt, às 16h
Grupo F
Apesar de decepcionar na estreia, a Bélgica derrotou o Canadá por 1 x 0, em um jogo que contou com muita pressão dos norte-americanos. Enquanto isso, a Croácia, vice-campeã de 2018, não saiu do 0 x 0 contra o Marrocos.
Para carimbar o passaporte para as oitavas, os Diabos Vermelhos precisam apenas de uma vitória simples contra o Marrocos. No outro jogo da chave, Modric e companhia precisa da vitória para encaminhar a classificação para a segunda fase.
- Confrontos:
Bélgica x Marrocos, no Estádio Al Thumama, às 10h
Croácia x Canadá, no Estádio Internacional Khalifa, às 13h.
Grupo G
A chave do Brasil começou às 7h da manhã de quinta-feira (24/11), quando a Suíça derrotou Camarões. Fechando a quinta-feira, a Seleção Brasileira fez grande estreia e bateu a Sérvia por 2 x 0, chegando à liderança do grupo. Na próxima rodada, na segunda-feira (28/11), os comandados de Tite enfrentam os suíços, às 13h.
Camarões e Sérvia fazem o jogo dos derrotados na rodada inicial.
Grupo H
Uruguai e Coreia do Sul fizeram o primeiro jogo da chave. Entretanto, Son e Suárez não conseguiram mexer no placar e o jogo ficou empatado em 0 x 0. No outro jogo do grupo, Portugal venceu Gana por 3 x 2 e assumiu a liderança da chave.
Na segunda-feira, Portugal e Uruguai se enfrentam e o Grupo H terá ainda Gana x Coreia do Sul.