metropoles.com

Com sanções de Fifa e COI, Rússia se torna um pária esportivo

Com as punições por conta dos conflitos com a Ucrânia, Rússia não terá representantes nas principais disputas esportivas do mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Richard Heathcote/Getty Images
Bandeira do Comitê Olímpico Russo
1 de 1 Bandeira do Comitê Olímpico Russo - Foto: Richard Heathcote/Getty Images

Além das consequências econômicas e sociais, a Rússia começa a sofrer sanções no âmbito esportivo por conta dos conflitos com a Ucrânia. Nesta segunda-feira (28/2), duas das principais entidades do esporte, Fifa e Comitê Olímpico Internacional, anunciaram a exclusão dos representantes do país de seus torneios.

As decisões colocam a Rússia em uma situação de pária esportivo, de fora de dois dos principais torneios esportivos do mundo: as Olimpíadas de Verão e Inverno e a Copa do Mundo.

No caso do COI, a sanção apenas se intensificou. Vale lembrar que os russos já estavam punidos e tinham que disputar as principais competições olímpicas com o nome de Comitê Olímpico Russo.

Após revelação do escândalo de doping envolvendo a delegação russa durante as Olimpíadas de Inverno de Sochi, em 2014, o país sofreu com algumas restrições. Entre elas, a delegação deveria se apresentar e competir com o nome de Comitê Olímpico Russo, fazendo assim com que os atletas que não estivessem envolvidos nos casos de doping pudessem competir normalmente.

Só que com a decisão desta segunda, a entidade recomendou que federações e organizadores de competições de todo o mundo não permitam a participação de atletas e oficiais da Rússia ou de Belarus em eventos esportivos oficiais.

Algo semelhante ocorreu com a Fifa e a Uefa no futebol. A maior entidade da modalidade suspendeu a Rússia de qualquer atividade, tirando a Seleção Russa da disputa de uma vaga na Copa do Mundo do Catar. No âmbito europeu, a Uefa suspendeu as equipes russas de participarem de seus torneios, além de romper o contrato de patrocínio que tinha com uma estatal russa de gás natural.

Automobilismo também pode ser afetado

E as reações podem atingir outros esportes. A Federação Internacional de Automobilismo, marcou para esta terça uma reunião para definir a situação dos pilotos russos em suas competições. Caso a FIA siga os exemplos de Fifa e COI, os russos poderão também ser afetados em disputas como a Fórmula 1, um dos principais torneios de automobilismo do mundo.

As decisões da entidade podem não surtir efeito nas trincheiras que se espalham pela Ucrânia. No entanto, reagir com punições a atletas que em nada interferem nas questões geopolíticas do mundo tem como objetivo principal desidratar a figura de Vladimir Putin, que segue somando vítimas inocentes a sua lista.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?