Com medalhistas olímpicos, Tite anuncia convocação da nova seleção
O goleiro Weverton e Neymar estão entre os escolhidos. O time irá participar dos jogos contra Equador e Colômbia pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018
atualizado
Compartilhar notícia
O técnico Tite anunciou nesta segunda-feira (22/8) a sua primeira lista de convocados à frente da seleção brasileira e incluiu várias novidades, com os retornos de nomes como os do volante Paulinho e do lateral-esquerdo Marcelo, na relação de 23 jogadores chamados para os duelos contra Equador e Colômbia pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, que serão disputados no início de setembro.
A lista também conta com sete nomes de jogadores que conquistaram no último fim de semana a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, casos de Neymar, Renato Augusto e Weverton, todos que ocuparam as vagas destinadas a jogadores com mais de 23 anos, além dos zagueiro Marquinhos e Rodrigo Caio e dos atacantes Gabriel e Gabriel Jesus.
Paulinho e Marcelo participaram da Copa do Mundo de 2014 pela seleção brasileira, mas desde o retorno de Dunga ao comando da seleção, pouco vinham sendo aproveitados, especialmente o volante. Agora, porém, estão prestes a voltar a utilizar a camisa da equipe.
DestaquesTite também resolveu apostar em jogadores que vem se destacando no futebol nacional, casos do lateral-direito Fagner, que até recentemente vinha sendo dirigido pelo próprio treinador no Corinthians, do volante Rafael Carioca, do Atlético Mineiro, e do meia santista Lucas Lima.
O treinador também incluiu na relação nomes que podem ser considerados como surpreendentes, como o meia Giuliano, que nas últimas semanas trocou o Grêmio pelo russo Zenit, e o atacante Taison, do ucraniano Shakhtar Donetsk.
Já o meia-atacante Willian, foi chamado, mas ainda não tem a sua presença garantida, pois, como lembrou o treinador, se contundiu no último fim de semana em compromisso do Chelsea pelo Campeonato Inglês – a comissão técnica ainda não tem conhecimento da gravidade do problema.
A convocação anunciada nesta segunda-feira já estava pronta desde a semana passada, em razão do prazo estipulado pela Fifa para comunicação aos clubes da convocação de jogadores. Mas a CBF optou e conseguiu a permissão para não anunciar a relação durante a realização da Olimpíada. Agora, então, no dia seguinte ao encerramento do Rio-2016, a relação foi enfim conhecida.
Mudança
Tite foi contratado para dirigir a seleção brasileira após o fracasso da equipe na Copa América Centenário, nos Estados Unidos, onde foi eliminada na fase de grupos. E ele chega precisando conquistar bons resultados imediatamente, afinal, o Brasil está fora da zona de classificação para o Mundial de 2018, na Rússia – ocupa o sexto lugar no torneio classificatório da Conmebol.
As últimas semanas foram de trabalho intenso para Tite, que assistiu a vários jogos de adversários da seleção brasileira, assim como membros da sua comissão técnica, além de ter ido a estádios assistir a partidas de atletas com potencial pata ser convocado.
A estreia de Tite no comando da seleção será em 1º de setembro, em Quito, diante do Equador. Na sequência, será a vez de receber a Colômbia, na Arena Amazônia, no dia 6.
Confira a lista de convocados da seleção brasileira para os próximos dois jogos pelas Eliminatórias:
Goleiros: Alisson (Roma), Marcelo Grohe (Grêmio) e Weverton (Atlético-PR).
Laterais: Daniel Alves (Juventus), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Marcelo (Real Madrid).
Zagueiros: Gil (Shandong Luneng), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Miranda (Inter de Milão) e Rodrigo Caio (São Paulo).
Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Giuliano (Zenit), Lucas Lima (Santos), Paulinho (Guangzhou Evergrande), Philippe Coutinho (Liverpool), Rafael Carioca (Atlético-MG), Renato Augusto (Beijing Guoan) e Willian (Chelsea)
Atacantes: Gabriel (Santos), Gabriel Jesus (Santos), Neymar (Barcelona) e Taison (Shakhtar Donetsk).