metropoles.com

Com início discreto, Neymar tem desempenho criticado na França

Camisa 10 recebeu uma série de críticas após derrota para o Rennes, por 2 x 0, no Campeonato Francês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Xavier Laine/Getty Images
Neymar é criticado pelo desempenho nesta temporada
1 de 1 Neymar é criticado pelo desempenho nesta temporada - Foto: Xavier Laine/Getty Images

A primeira derrota do Paris Saint-Germain no Campeonato Francês teve um gosto ainda mais amargo para Neymar. Após o revés por 2 x 0 para o Rennes, fora de casa, o camisa 10 viu seu desempenho ser duramente criticado pela imprensa, que levantou uma questão que aparentemente estava presa para alguns: Neymar merece ir para o banco?

O debate, pelo visto, estava sendo adiado por conta dos resultados. O PSG é líder disparado do Campeonato Francês com 24 pontos, 6 a mais que o Lens, 2º na tabela. No entanto, a derrota deste último domingo fez com o que antes parecia incontestável passar a ser debatido.

 

Os primeiros questionamentos vieram da imprensa francesa. O jornal francês “L’equipe” abriu uma votação em seu Twitter, para saber o que a torcida pensava sobre a titularidade do brasileiro. Na imprensa espanhola, por outro lado, o “Mundo Desportivo” classificou Neymar como desconectado do jogo, e não poupou críticas para um desempenho apagado de quem se espera sempre o protagonismo.

Êdoard Cisse, que atuou pelo PSG durante 10 anos, foi ainda mais duro nas críticas e classificando o desempenho de Neymar como de um menino mimado.  Ele não questiona a habilidade e a qualidade do camisa 10, mas põe em dúvida a atitude e o comportamento de Neymar em suas atuações pela equipe francesa.

Sem apresentar o futebol que o colocou entre os principais jogadores do mundo, o brasileiro acabou substituído aos 30 minutos da 2ª etapa.

Os números ajudam a entender um pouco dessa frustração com relação ao desempenho apresentado pelo atleta. Em 7 partidas pelo Campeonato Francês, o brasileiro tem apenas um gol de pênalti e duas assistências.

É válido lembrar que, em comparação ao que fazia no Barcelona e no Santos, Neymar hoje tem uma outra função em campo. Mais recuado e com responsabilidades mais criativas, o jogador hoje tem uma maior atuação na construção da jogada do que na conclusão dela.

O técnico Muaricio Pochetino, inclusive, defendeu o brasileiro nesta função.

“Não vejo nenhum novo papel para ele. Esta é uma nova temporada, novas circunstâncias que precisam ser ajustadas. Estou muito satisfeito com o seu empenho e com o trabalho que permite à equipe manter um bom equilíbrio”, afirmou Pochettino.

E na Seleção?

Na última rodada das Eliminatórias, quando o Brasil encarou Chile, Peru e Argentina, esse último terminou suspenso.

No compromisso contra a Seleção Chilena, Neymar foi bem abaixo do esperado. Claramente fora de forma, o jogador quase não criou no fraco desempenho da Seleção como um todo, além disso, ainda perdeu um gol claro após boa jogada de Gabigol.

Contra os peruanos, no entanto, o camisa 10 demonstrou uma melhora considerável. Criou boas jogadas para os demais companheiros e marcou um gol em um lance de oportunismo, fechando o placar em 2 x 0.

Neymar volta à campo na próxima quinta-feira (7/10), com a camisa da Seleção Brasileira, que enfrenta a Venezuela, fora de casa, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O camisa 10 é o vice-artilheiro da competição com 6 gols marcados, 2 a menos que Marcelo Moreno, 1º colocado.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?