Com dois gols de Willian, Brasil vence a Venezuela e conquista a primeira vitória nas Eliminatórias
Jogador do Chelsea marcou o primeiro gol aos 35 segundos de jogo. Vitória sobre a Venezuela dá um respiro ao time de Dunga
atualizado
Compartilhar notícia
Após uma derrota amarga diante do Chile, na estreia das Eliminatórias da Copa do Mundo, a seleção brasileira se redimiu com uma vitória diante de sua torcida, em Fortaleza. Com dois belos gols de Willian e um de Ricardo Oliveira, o time de Dunga venceu a frágil Venezuela por 3 a 1 e se recuperou do baque da estreia.
Antes da bola rolar, Dunga surpreendeu na escalação ao barrar o goleiro Jefferson. O jogador do Botafogo foi amplamente criticado por conta de um dos gols sofridos contra os chilenos, na derrota por 2 a 0. Hulk e Marcelo também foram vetados para o duelo contra os venezuelanos.
Curiosamente, nenhuma das mudanças foi crucial para o primeiro gol da partida. Logo aos 35 segundos de jogo, Willian aproveitou uma roubada de bola de Luiz Gustavo no meio do campo, avançou e chutou forte. O goleiro Baroja colaborou no lance e ajudou o Brasil a sair em vantagem no marcador.
A vantagem logo no início dava a impressão de que o Brasil deslancharia e conseguiria uma goleada acachapante para recuperar a moral. Os primeiros 20 minutos foram de pressão total, com Ricardo Oliveira se movimentando bem na vaga de Hulk e com o meio-campo mais livre para jogar. Mas parou por ai.
Quem ficou devendo, mais uma vez, foi o meio-campista Oscar. Não conseguiu demonstrar o mesmo futebol do Chelsea e ficou sumido na partida. Teve uma boa oportunidade de marcar, mas foi displicente. É bem verdade que teve uma participação no segundo gol, fazendo um corta luz para o belo chute de Willian, mas foi pouco pelo que se espera dele.
Bola aérea
O Brasil também sofreu. Principalmente nas bolas paradas. A Venezuela teve boas oportunidades, mas parou no estreante Alisson. Nem mesmo o segundo de Willian deu uma tranquilidade a mais ao time de Dunga.
Na segunda etapa, os venezuelanos continuaram se arriscando nas bolas paradas. E deu certo. Aos 19 minutos, Seijas cruzou e Santos ganhou a frente de Daniel Alves e diminuiu o marcador.
Com o gol, a Vinotinto se soltou, principalmente contra um Brasil que sentiu o gol. Até que Ricardo Oliveira colocasse ordem na casa. O centroavante aproveitou uma falha de Amorebieta dentro da pequena área e, com muito oportunismo, marcou o terceiro gol, dando números finais a partida.
Na próxima rodada, no dia 13/11, o Brasil enfrentará a Argentina, em Buenos Aires, na terceira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Já a Venezuela encara a Bolívia, em La Paz.
Brasil
Alisson; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Felipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Willian e Oscar (Lucas Lima);
Ricardo Oliveira (Hulk) e Douglas Costa (Kaká). Técnico: Dunga
Venezuela
Baroja; Rosales, Vizcarrondo, Amorebieta e Cichero; Guerra (Murillo), Rincón, Seijas, Vargas (Figuera) e Santos; Rondón. Técnico: Noel Sanvicente
Gols: Willian aos 35 segundos e aos 41 minutos do primeiro tempo; Santos aos 19 e Ricardo Oliveira aos 28 minutos do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Vizcarrondo, Rosales (VEN); Douglas Costa (BRA)