metropoles.com

Com consentimento do Cruzeiro, Federação Mineira dá título para Uberlândia

Equipe do Triângulo Mineiro teve 13 testes de Covid-19 positivos nas últimas duas baterias do exame

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Federação Mineira de Futebol (FMF) declarou nesta quarta-feira (5/8) à tarde o Uberlândia como campeão do Troféu Inconfidência, após a decisão, prevista para as 21h, no Mineirão, com o Cruzeiro ter sido cancelada por causa de 13 testes positivos detectados na equipe do Triângulo Mineiro nas duas últimas baterias de exame. A entidade considerou que não havia tempo hábil para a realização da contraprova para confirmação dos diagnósticos e tomou a decisão de cancelar o torneio.

A atitude da FMF teve o consentimento do Cruzeiro. “O posicionamento do clube se baseou em diversos fatores, mas foi norteado especialmente pelo princípio do fair play, por entender que a essência do futebol é promover uma disputa justa entre as equipes, o que deixou de ser possível no atual cenário, e pela preservação da saúde e da vida dos atletas, em um momento atípico de pandemia pelo qual o mundo atravessa, e que afetou diretamente a realização da partida”, disse uma nota do clube em seus site oficial.

“O Cruzeiro aproveita para agradecer publicamente a Federação Mineira de Futebol por acatar o pedido e parabeniza o Uberlândia pelo título e pela campanha no Campeonato Mineiro e no Troféu Inconfidência. O Clube também reforça, mais uma vez, os votos de pronta recuperação aos atletas da equipe uberlandense”, finalizou a nota.

Segundo informações do Uberlândia, os zagueiros Plínio, Zé Victor e Rogério, os meias Erick e Clebinho, o massagista João Luiz e o fotógrafo Giovanni Mendes passaram pelo teste RT-PCR e foram diagnosticados na última terça-feira com a covid-19. Todos que testaram positivo para o novo coronavírus estavam em Belo Horizonte e já voltaram para a cidade de Uberlândia, onde permanecerão isolados. Eles passam bem, de acordo com a assessoria de imprensa.

Anteriormente, o goleiro Alex, o volante Luiz Alexandre, os atacantes Breninho e Dija Baiano, o diretor de futebol Fabrício Tavares e o roupeiro Paulão haviam sido diagnosticados com a covid-19 e sequer participaram do jogo contra o Boa, na semifinal do Troféu Inconfidência, disputada no último domingo. Eles não viajaram para Belo Horizonte.

O Troféu Inconfidência foi criado para proporcionar mais jogos para os times do interior, com a participação do quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados da fase de classificação. O quinto enfrenta o oitavo e o sexto encara o sétimo lugares, os vencedores jogam as semifinais e depois a final em jogo único.

O Cruzeiro, que terminou o Estadual em quinto, venceu o Patrocinense em uma das semifinais, e o Uberlândia bateu o Boa Esporte. Com o título, o time do Triângulo Mineiro pode ficar com a quinta vaga da Copa do Brasil.

Série B

Com seis pontos a menos por causa de uma punição da Fifa pelo não pagamento de uma dívida, o Cruzeiro estreará neste sábado contra o Botafogo, de Ribeirão Preto (SP), às 19h, no Mineirão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?