Com Ancelotti, Neymar pode ser o Benzema da Seleção Brasileira; entenda
No Real Madrid, Ancelotti usava Benzema como falso 9, posição que Neymar já jogou na Seleção Brasileira. Formação pode beneficiar Rodrygo
atualizado
Compartilhar notícia
Carlo Ancelotti deve assumir o comando técnico da Seleção Brasileira após o término do contrato com o Real Madrid, em junho de 2024. Com isso, uma das maiores dúvidas que começam a surgir é como o treinador italiano vai escalar a Canarinho.
Uma das possibilidades é ter um ataque com Vinícius Júnior na esquerda, Neymar como falso 9 e Rodrygo na direita, se movimentando para o centro. Na Seleção Brasileira, o camisa 10 jogou na função durante as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.
A partida em questão foi contra o Chile, em março de 2022. Na ocasião, Neymar fez um gol de pênalti, e o jogo terminou 4 x 0 para a Amarelinha.
Confira o posicionamento médio da Seleção Brasileira na partida:
O Real Madrid de Ancelotti joga com formação similar, com Karim Benzema fazendo a função de falso 9. Porém, com o atletas mais próximos.
Isso ocorre devido ao fato de Tite jogar com ataque posicional, que, de forma resumida, tem como objetivo ocupar espaços e criar superioridade numérica, focando no coletivo; por isso, os jogadores ficam mais espaçados no campo.
Já Ancelotti, no Real Madrid, faz uso do jogo funcional de aproximação, estilo mais identificado com o Brasil. O italiano potencializa o talento dos três atacantes (Vini Jr., Benzema e Rodrygo), priorizando, principalmente, tabelas pelo corredor central.
Em outros momentos, o Real Madrid usa o espaço de força, buscando o corredor lateral, com amplitude, dribles e cruzamentos, principalmente com Vinícius Júnior.
Com esse jogo, Rodrygo aproxima muito do lado esquerdo do campo, verticalizando da direita para o centro.
Veja a disposição tática do Real Madrid no último jogo da temporada passada, no empate em 1 x 1 contra o Athletic Bilbao, sendo Rodrygo o camisa 21, Benzema o nove e Vini Jr. o 20:
Veja análise com mais detalhes sobre o jogo de Carlo Ancelotti:
Análise sobre o jogo de aproximação e suas variações entre os atacantes do Real Madrid de Carlo Ancelotti.
👇🏻🧶 pic.twitter.com/YPTkbfEcLP
— Arantes (@mateusarantesm) April 13, 2023