Com abismo na tabela, Avaí e Flamengo se encaram neste sábado no Mané
Separados por 26 pontos, lanterna do Campeonato Brasileiro recebe o líder em estádio com cara de Maracanã, mas promete fazer jogo duro
atualizado
Compartilhar notícia
Vinte e seis pontos, 18 clubes e, provavelmente, mais de 40 mil vozes. Esse é o tamanho da distância entre Flamengo e Avaí, líder e lanterna do Campeonato Brasileiro 2019, que se enfrentam na tarde deste sábado (07/09/2019), a partir das 17h, no Estádio Mané Garrincha.
Não bastasse a diferença abissal de pontos na tabela de classificação (36 a 10), o Avaí decidiu subir o sarrafo de dificuldade ao escolher vender o mando de campo para Brasília com o objetivo de lucrar. Especula-se que o time catarinense engorde os cofres com algo em torno de R$ 1,8 milhão. Com isso, a tendência é que o Estádio Mané Garrincha se pinte de rubro-negro e dê ares de Maracanã ao duelo anteriormente marcado para a Ressacada – até a manhã dessa sexta-feira, mais de 40 mil ingressos haviam sido vendidos.
“Existe um favorito e o Flamengo é o favorito. Quando fala de um favoritismo, 60 a 40, 55 a 45, ou um 90 a 10, que é o nosso caso, acredito eu. Se perguntar para 100 pessoas, talvez 10 falem que o Avaí tem chance de ganhar. É normal, estamos falando de um time que vive bom momento contra um que quer ganhar posições”, admite o técnico do Avaí, Alberto Valentim.
No futebol, porém, o clichê de que os números não entram em campo costuma ser cruel com quem se deixa levar pela euforia. Não por acaso, o experiente goleiro Diego Alves tratou de esfriar o ambiente no Flamengo às vésperas do confronto com o Avaí. “Foco é no trabalho, passo a passo. Temos uma sequência no Brasileiro a fazer agora. Estamos crescendo. O jogo contra o Avaí tem a mesma importância do jogo contra o Palmeiras. Não tem oba-oba. O Brasileiro é longo, todas as forças estão em cima desses jogos”, afirmou o arqueiro.
Antídoto
Mesmo ciente de que o Flamengo é o favorito no duelo, o técnico Alberto Valentim fez questão de recordar o confronto equilibrado do Avaí contra o então líder Santos, na 12ª rodada. Outro exemplo citado pelo comandante foi a vitória obtida diante do Fluminense, na última rodada, em pleno Estádio Maracanã.
Para Valentim, a receita para um bom resultado está na postura que o time vai a campo. “Vamos fortes na marcação, fortes na parte ofensiva. Isso que posso falar. Vai marcar muito forte, como marcou forte o Fluminense. Vai ser um time que vai ser muito obediente taticamente em relação à parte defensiva também. Mas vamos procurar aproveitar as chances de gol, com nossas saídas de bola e transições defensivas”, analisou o treinador.
Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Avaí: Vladimir; Iury, Betão, Marquinhos Silva e Igor Fernandes; Pedro Castro, Richard Franco e João Paulo; Caio Paulista, Lourenço e Brenner. Técnico: Alberto Valentim
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rhodolfo (Thuler), Pablo Marí e Filipe Luís; Arão, Gerson e Reinier (Piris da Motta); Everton Ribeiro, Vitinho e Gabriel. Técnico: Jorge Jesus
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: Sábado (07/09/2019)
Horário: 17h
Arbitragem: Edina Alves Batista (SP)
Transmissão: Premiere