metropoles.com

Com abismo na tabela, Avaí e Flamengo se encaram neste sábado no Mané

Separados por 26 pontos, lanterna do Campeonato Brasileiro recebe o líder em estádio com cara de Maracanã, mas promete fazer jogo duro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Estádio de futebol com público em arquibancada
1 de 1 Estádio de futebol com público em arquibancada - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Vinte e seis pontos, 18 clubes e, provavelmente, mais de 40 mil vozes. Esse é o tamanho da distância entre Flamengo e Avaí, líder e lanterna do Campeonato Brasileiro 2019, que se enfrentam na tarde deste sábado (07/09/2019), a partir das 17h, no Estádio Mané Garrincha.

Não bastasse a diferença abissal de pontos na tabela de classificação (36 a 10), o Avaí decidiu subir o sarrafo de dificuldade ao escolher vender o mando de campo para Brasília com o objetivo de lucrar. Especula-se que o time catarinense engorde os cofres com algo em torno de R$ 1,8 milhão. Com isso, a tendência é que o Estádio Mané Garrincha se pinte de rubro-negro e dê ares de Maracanã ao duelo anteriormente marcado para a Ressacada – até a manhã dessa sexta-feira, mais de 40 mil ingressos haviam sido vendidos.

“Existe um favorito e o Flamengo é o favorito. Quando fala de um favoritismo, 60 a 40, 55 a 45, ou um 90 a 10, que é o nosso caso, acredito eu. Se perguntar para 100 pessoas, talvez 10 falem que o Avaí tem chance de ganhar. É normal, estamos falando de um time que vive bom momento contra um que quer ganhar posições”, admite o técnico do Avaí, Alberto Valentim.

No futebol, porém, o clichê de que os números não entram em campo costuma ser cruel com quem se deixa levar pela euforia. Não por acaso, o experiente goleiro Diego Alves tratou de esfriar o ambiente no Flamengo às vésperas do confronto com o Avaí. “Foco é no trabalho, passo a passo. Temos uma sequência no Brasileiro a fazer agora. Estamos crescendo. O jogo contra o Avaí tem a mesma importância do jogo contra o Palmeiras. Não tem oba-oba. O Brasileiro é longo, todas as forças estão em cima desses jogos”, afirmou o arqueiro.

Antídoto
Mesmo ciente de que o Flamengo é o favorito no duelo, o técnico Alberto Valentim fez questão de recordar o confronto equilibrado do Avaí contra o então líder Santos, na 12ª rodada. Outro exemplo citado pelo comandante foi a vitória obtida diante do Fluminense, na última rodada, em pleno Estádio Maracanã.

Para Valentim, a receita para um bom resultado está na postura que o time vai a campo. “Vamos fortes na marcação, fortes na parte ofensiva. Isso que posso falar. Vai marcar muito forte, como marcou forte o Fluminense. Vai ser um time que vai ser muito obediente taticamente em relação à parte defensiva também. Mas vamos procurar aproveitar as chances de gol, com nossas saídas de bola e transições defensivas”, analisou o treinador.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Avaí: Vladimir; Iury, Betão, Marquinhos Silva e Igor Fernandes; Pedro Castro, Richard Franco e João Paulo; Caio Paulista, Lourenço e Brenner. Técnico: Alberto Valentim
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rhodolfo (Thuler), Pablo Marí e Filipe Luís; Arão, Gerson e Reinier (Piris da Motta); Everton Ribeiro, Vitinho e Gabriel. Técnico: Jorge Jesus
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: Sábado (07/09/2019)
Horário: 17h
Arbitragem: ​Edina Alves Batista (SP)
Transmissão: Premiere

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?