Clube escocês é criticado após contratar jogador acusado de estupro
Atacante David Goodwillie foi considerado culpado em caso civil julgado em 2017. Membros da equipe decidiram renunciar após contratação
atualizado
Compartilhar notícia
O clube de futebol escocês Raith Rovers decidiu contratar o atacante David Goodwillie, considerado culpado em caso de estupro civil em 2017, e enfrentou duras críticas, além de ver inúmeros membros do time renunciando devido à contratação.
De acordo com informações da ESPN, dois diretores do clube, a capitã do time feminino, o oficial de empregabilidade da fundação comunitária do clube e a patrocinadora da camisa, Val McDermid, encerraram seus vínculos com o time.
Além deles, a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, e o ex-primeiro ministro do Reino Unido e torcedor do clube Gordon Brown também criticaram a contratação.
Goodwillie foi condenado a pagar uma indenização em 2017 após ser condenado pelo crime de estupro junto ao jogador de futebol David Robertson. Os dois negaram a acusação e tentaram recorrer à decisão, mas acabaram perdendo.
O novo jogador do Raith Rovers não chegou a ser condenado em esfera criminal pela insuficiência de provas.
2/2 Goodwillie has never expressed a shred of remorse for the rape he committed. His presence at Starks Park is a stain on the club. I’ll be tearing up my season ticket too. This is a heartbreaker for me and many other fans, I know.
— Val McDermid (@valmcdermid) February 1, 2022
A escritora Val McDermid, patrocinadora da camisa do time, afirmou, em seu perfil no Twitter, que a contratação foi “repugnante e desprezível” e anunciou o encerramento do patrocínio. Ela ainda pontuou que Goodwillie nunca expressou “um pingo de remorso pelo estupro que cometeu”.
McDermid ainda relatou, em entrevista à BBC, que o time feminino estaria fazendo camisetas sem o escudo do clube, em uma tentativa de se distanciar da situação.
Já Tyler Rattray, capitã do time feminino, declarou, em suas redes sociais, que desistiu de jogar pelo Raith por conta da contratação após 10 anos no clube e que não quer “ter nada a ver com isso”.
O Raith Rovers afirmou, em nota, que a contratação seria “uma decisão relacionada ao futebol”. Eles também pontuaram que apoiam e incentivam a reabilitação e que “muito fatores influenciaram a contratação”.
“Tenham certeza de que, como um clube de futebol comunitário, reconhecemos totalmente que esta contratação dividiu a opinião entre nossos fãs leais e partes interessadas comerciais. Nosso objetivo é reconstruir essa confiança”, disse o clube.
David Goodwillie foi condenado duas vezes por agressão, além da condenação por estupro em 2017. Ele jogou pelo Clyde nos últimos cinco anos e foi nomeado capitão do time antes da temporada 2019-2020.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes