Suécia faz de pênalti e vence Coreia do Sul em estreia na Copa: 1 x 0
Zagueiro Granqvist cobrou com perfeição penalidade assinalada após consulta ao árbitro de vídeo, na etapa final
atualizado
Compartilhar notícia
Suécia e Coreia do Sul abriram o quinto dia da Copa do Mundo de 2018, nesta segunda-feira (18/6), às 9h, em Nijni Novgorod, na Rússia. Após primeiro tempo sem gols e marcado por jogadas violentas, os escandinavos abriram o placar em pênalti cobrado pelo zagueiro Granqvist, aos 19 minutos do segundo tempo.
Diferentemente do que houve na estreia do Brasil, no domingo (17), quando o juiz ignorou pênalti sofrido por Gabriel Jesus, o árbitro de Suécia x Coreia do Sul, Joel Aguilar, de El Salvador, utilizou o recurso. Após a consulta, ele assinalou a penalidade.
Controvérsia
A decisão de Aguilar ocorreu um dia após polêmica na estreia do Brasil. A principal reclamação dos jogadores e integrantes da comissão técnica sobre o jogo disputado na Arena Rostov é relacionada ao gol marcado pela Suíça, no início do segundo tempo, por Zuber. O meia suíço empurrou o zagueiro Miranda e o deslocou após passe da direita originado por cobrança de escanteio, facilitando o seu cabeceio para as redes.
Nesta segunda (18), a cúpula da arbitragem da Fifa declarou estar satisfeita com as decisões tomadas pelos árbitros no empate por 1 x 1 entre Brasil e Suíça, mas reconheceu que o uso da tecnologia não vai acabar com as polêmicas e a subjetividade das marcações dos juízes.
Grupo F
Suécia e Coreia do Sul disputam duas vagas de classificação no Grupo F da Copa do Mundo, o mesmo de México e Alemanha, que se enfrentaram nesse domingo. Atuais campeões, os europeus saíram derrotados por 1 x 0.
Desfalcada do craque Ibrahimovic, a Suécia volta ao Mundial após 12 anos. O astro, do Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, havia anunciado aposentadoria da seleção em 2016. Porém, no ano passado, recuou da decisão. Isso não bastou para amolecer o coração do técnico Janne Andersson, que deixou Ibra fora da competição.
A Coreia do Sul, por sua vez, tenta fazer campanha tão surpreendente quanto na Copa de 2002. Anfitriã daquele Mundial ao lado do Japão, a equipe ficou em quarto lugar e eliminou seleções melhores cotadas, como a então tricampeã Itália, nas oitavas de final, e Espanha, nas quartas.
Ficha técnica:
Suécia 1 x 0 Coreia do Sul
Copa do Mundo da Rússia 2018
Grupo F – 1ª rodada
Nijni Novgorod Stadium
Nijni Novgorod, Rússia
Suécia
Olsen; Augustinsson, Granqvist, Jansson e Lustig; Larsson (Svensson), Ekdal (Hiljemark), Claesson e Forsberg; Berg e Toivonen (Thelin)
Técnico: Anderson Janne
Coreia do Sul
Cho Hyun-woo; Lee Yong, Jang Hyung-soo, Kim Young-gwon e Park Joo-ho (Kim Min-woo); Ki Sung-yueng, Lee Jae-Sung, Koo Ja-cheol (Lee Seung-Woo); Hwang Hee-chan, Son Heung-min e Kim Shin-wook
Técnico: Shin Tae-Young
Gol: Granqvist (Suécia)
Cartões amarelos: Shin-Wook e Hwang (Coreia do Sul) e Claesson (Suécia)
Público: 42.300 torcedores
Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador)