Clássico majestoso: um incógnito São Paulo contra um sólido Corinthians
Enquanto o Tricolor paulista empatou seis jogos seguidos, o “Timão” vem de uma crescente após contratações de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta segunda-feira (18/10), São Paulo e Corinthians entram em campo para disputar o último Clássico Majestoso da temporada. Em momentos bem distintos, o Tricolor, de técnico novo, luta para não cair, enquanto o “Timão”, que vem mostrando um jogo sólido, tenta voltar ao G4.
O embate terá temperos especiais para os conterrâneos. Para o “Coringão”, é a chance de deixar um de seus maiores rivais ainda mais em apuros. Do outro lado, o “Sampa” contará com a volta de Rogério Ceni ao clássico que, por muitos anos, foi peça fundamental na equipe. Foi, inclusive, em um majestoso que o ex-goleiro anotou o 100º gol na carreira.
Retrospecto recente do São Paulo
Após incríveis seis empates seguidos, a maior sequência deste tipo de resultado de sua história, o clube do Morumbi não conseguiu se livrar do Z4 e vem de mudanças. Saiu o argentino Hernán Crespo e entrou Rogério Ceni. O ídolo chegou na última quinta-feira (14/10), treinou o time e o comandou contra o Ceará. Apesar da troca, o resultado foi o mesmo: Igualdade em 1 x 1 e mais pressão para vencer o clássico.
Juntamente com o Cuiabá, o “Soberano” é o clube que mais empatou no Brasileirão: 13 vezes. Para piorar, a equipe chega para o clássico com apenas três gols marcados durante esse período. Entre estes jogos, estão adversários diretos na luta contra o rebaixamento, América-MG, Santos e Ceará, um possível concorrente para uma vaga na Libertadores, Cuiabá, o lanterna, Chapecoense, e o líder, Atlético-MG.
Confira os resultados:
- São Paulo 0 x 0 América-MG
- São Paulo 0 x 0 Atlético-MG
- Chapecoense 1 x 1 São Paulo
- São Paulo 1 x 1 Santos
- Cuiabá 0 x 0 São Paulo
- São Paulo 1 x 1 Ceará
Contratações do Corinthians
Do outro lado, desde que se reforçou com Willian, que não deve estar apto para jogar por conta de uma lesão, Renato Augusto, Roger Guedes e Giuliano, o “Timão” aproveitou para dar uma guinada no campeonato. Desde que o último nome desta lista estreou, no dia 8/8, em um clássico contra o Santos, o Corinthians perdeu somente para o Sport. De lá para cá, foram 12 jogos, com seis vitórias, cinco empates e uma derrota.
Destes, William não estará em campo, já que sentiu a parte posterior da coxa esquerda e teve uma lesão de grau 2 detectada. Porém, os outros três estão à disposição e serão titulares.
Em números, Roger Guedes é o melhor dos reforços. Confira os números:
- Roger Guedes: 8 J – 4 gols – 1 assistência
- Renato Augusto: 10 J – 2 G – 0 A
- Giuliano: 12 J – 1 G – 3 A
- Willian: 5 J – 0 G – 0 A
Majestoso
Nos últimos três anos, contando somente o Campeonato Brasileiro, o São Paulo leva uma ligeira vantagem. Em seis jogos, o Tricolor venceu três vezes, perdeu duas e empatou apenas uma, com sete gols marcados e quatro sofridos.
No clássico do primeiro turno, entretanto, os dois não marcaram gols e saíram no 0. Juan Branda, auxiliar de Crespo, comandou o clube do Morumbi no jogo, enquanto o mesmo Sylvinho estava no banco do “Coringão”. Já no Campeonato Paulista deste ano, a igualdade também ficou no placar: 2 x 2.
Porém, se contados os últimos 10 jogos, somando também o Paulistão, quem leva vantagem é a equipe de Itaquera. Foram 4 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, com nove gols marcados e sete sofridos.
Rogério Ceni
O “M1to” voltou ao banco do São Paulo após quatro anos. No período, o inexperiente técnico que assumiu o Tricolor em 2017 pegou bagagem, principalmente no Fortaleza, mas ainda com passagens por Cruzeiro e Flamengo e volta mais “cascudo”.
Entre os títulos, o ex-goleiro venceu fez história com o time nordestino ao ser campeão da Série B, em 2018, da Copa do Nordeste, em 2019, do Campeonato Cearense, 2019 e 2020. No Rubro-Negro, foi um Campeonato Brasileiro, 2020, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca, em 2021.
Em 2017, quando foi técnico do São Paulo por cerca de oito meses, Rogério Ceni enfrentou o Corinthians apenas uma vez, pelo Brasileirão, e terminou derrotado por 3×2.
O adversário é especial para o ex-atleta. No dia 27 de março de 2011, Ceni marcou o 100º gol de sua carreira na vitória de sua equipe por 2 x 1, ao bater falta com maestria.
Para esta segunda-feira (18/10), o “professor” terá a oportunidade de tirar o São Paulo da sequência de empates e o recolocar no caminho das vitórias para, quem sabe, lutar por uma vaga na Libertadores da América.
As duas equipes se enfrentam no Morumbi, às 20h.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes