metropoles.com
Copa do mundo 2022

Chile registra ação na Fifa para assumir lugar de Equador na Copa

A ação menciona o jogador Byron Castillo, frequentemente convocado pela seleção do Equador, mas que teria nascido na Colômbia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jose Jacome – Pool/Getty Images
Seleção do Equador comemora classificação para Copa do Mundo do Catar - Metrópoles
1 de 1 Seleção do Equador comemora classificação para Copa do Mundo do Catar - Metrópoles - Foto: Jose Jacome – Pool/Getty Images

O Chile entrou com uma ação na Comissão Disciplinar da Fifa na quarta-feira contra a Federação do Equador e o jogador Byron Castillo por causa da suposta certidão de nascimento falsa, alterando idade e nacionalidade do atleta, que teria nascido na Colômbia. Em nota, a Federação Chilena disse que “existem inumeráveis provas que o jogador nasceu na Colômbia, na cidade de Tumaco, no dia 25 de julho de 1995 e não no dia 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General General Villamil Playas”.

O advogado brasileiro Eduardo Carlezzo foi contratado pelo Chile para o caso e já defendeu a seleção em situação semelhante na eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia, em 2018, quando promoveu reclamação na Fifa contra a Bolívia por ter escalado o jogador Nelson Cabrera, nascido no Paraguai, que não cumpria com os requisitos para ser utilizado em jogos da seleção boliviana. Na ocasião, a Fifa deu os pontos da partida para os chilenos.

“Fizemos uma investigação criteriosa e profunda sobre todos os fatos que cercam o real local de nascimento de Byron Castillo. Existe farta documentação suficiente para provar que o certificado pretensamente emitido por um registro civil equatoriano é falso. Essa concussão, inclusive, não foi feita por nós, mas pelo órgão nacional de registro civil no Equador que não encontrou em seus arquivos internos o certificado que o jogador apresenta”, afirma.

A investigação havia sido encerrada no ano passado, mas novas provas foram apresentadas ao Ministério Público do Equador. A Federação Equatoriana de Futebol (FEF) pode se apegar à norma da Conmebol que determina um prazo de 48 horas após a partida para pedir os pontos do jogo por suposta irregularidade.

O erro pode custar a vaga do Equador na Copa do Mundo do Catar, neste ano. A seleção poderia perder todos os oito pontos que conquistou nas partidas nas quais Castillo esteve presente: Paraguai, Venezuela, Chile, Uruguai e Bolívia. Caso seja punida com a perda dos pontos, terminaria na última posição das Eliminatórias. A seleção chilena e a peruana seriam as principais beneficiadas da punição ao Equador, ficando respectivamente na 4ª colocação, com vaga direta no Catar, e 5ª posição, ficando com a vaga da repescagem.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?