metropoles.com

Cheirinho, moeda, VAR e muitos pênaltis… Copa do Brasil teve de tudo

Athletico-PR, Inter, Grêmio e Cruzeiro avançaram para as semifinais, mas não antes de muito sofrimento nas quartas de finais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Vidal/Flamengo
Bola
1 de 1 Bola - Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Uma noite para ficar marcada na história, sobretudo na memória dos torcedores de Athletico-PR, Internacional, Grêmio e Cruzeiro. Os times fora do eixo Rio-São Paulo serão os protagonistas das semifinais da Copa do Brasil 2019, depois de levarem a melhor nos confrontos contra Flamengo, Palmeiras, Bahia e Atlético-MG, respectivamente, na noite dessa quarta-feira (17/07/2019).

As classificações merecidas após duelos de 180 minutos ocorreram sem que a palavra tranquilidade passasse por perto. Nem mesmo o Cruzeiro, que havia vencido o jogo de ida por 3 x 0 diante do Atlético-MG, teve a oportunidade de passar uma noite despreocupado. No Independência, a história foi bem diferente e a vitória do Galo por 2 x 0 por pouco não levou a decisão por pênaltis. Por falar na marca da cal, duas quartas de finais só foram definidas nela: no Maracanã e no Beira-Rio. Já em Salvador, o Grêmio fez o placar mínimo para avançar.

Em comum em todas as partidas da noite de quarta-feira: a emoção. Perdeu algum detalhe das quartas da Copa do Brasil? O Metrópoles faz um balanço do que foi a noite épica.

Que isso, Mano?
Em busca de surpreender o adversário, o técnico Mano Menezes escondeu a escalação do Cruzeiro à sete chaves. Quando foi a campo, a Raposa tinha Orejuela e Fred entre seus titulares. O problema é que, desta vez, a tática não deu muito certo. O Atlético-MG foi melhor durante toda a partida e, por pouco, não levou a partida para os pênaltis.

Piscinha, amor
Muito experiente, o time do Cruzeiro tentou esfriar o ímpeto do Atlético-MG como pôde. Ainda no primeiro tempo, Fred e Fábio caíram no gramado pedindo atendimento, o que irritou os atleticanos. No Maracanã, o Athletico-PR também usou dessa artimanha para ganhar tempo e levar o duelo com o Flamengo para os pênaltis.

Me dá um dinheiro, aí
Logo após o gol cruzeirense, que mais tarde seria anulado pelo VAR, a torcida do Atlético-MG começou a arremessar de tudo no banco de reservas da Raposa. Copos e até moedas foram recolhidos pela comissão de arbitragem. Será que vem punição por aí?

Arrasc…Deu nem para começar
Autor de três gols e duas assistências no último domingo, na vitória do Flamengo por 6 x 1 sobre o Goiás, o uruguaio Arrascaeta só durou 12 minutos nessa quarta-feira. Ele sentiu um problema muscular e foi substituído por Vitinho.

Cheirinho forte
Depois de eliminarem o Flamengo nos pênaltis, os jogadores do Athletico-PR aproveitaram o momento para provocar o rival. No meio-campo, eles imitaram a comemoração do atacante Gabriel, mostrando os músculos com os braços. Depois, todos colocaram a mão no nariz para zoar o “cheirinho” do Flamengo.

VAR, VAR e mais VAR
O árbitro de vídeo trabalhou bastante nos jogos dessa quarta-feira. No Beira-Rio, ele apareceu em dose dupla e seguido. Felipe Melo caiu na área e viu o árbitro marcar pênalti. Em consulta ao VAR, a penalidade máxima foi invalidada. Pouco depois, o Internacional até chegou ao segundo gol, mas novamente com ajuda do árbitro de vídeo, o lance foi anulado. Na Fonte Nova, duas atuações, ambas em lances de ataque do Grêmio.

Na cal
Duas partidas das quatro da noite foram decididas nas cobranças de pênaltis. O Internacional conseguiu manter a frieza. Com cinco tiros certeiros, contra quatro do Alviverde, o Colorado comemorou muito a vaga na semifinal, graças à vitória por 5 x 4 nos pênaltis. Na primeira, Alisson se aproximava em velocidade da área quando foi derrubado por Moisés. Em um primeiro momento, foi marcado o pênalti, mas na revisão do árbitro de vídeo, foi marcada uma falta fora da área. Poucos minutos depois, já nos acréscimos, o VAR foi novamente protagonista, ao revisar um lance de toque de mão de Lucas Fonseca, mas a arbitragem não viu irregularidade.

Alexandre Vidal/Flamengo

Torcida, tem
Se o time fez feio em campo, o mesmo não se pode dizer da torcida do Flamengo. Quase 70 mil pessoas foram ao Maracanã acompanhar o duelo contra o Athletico-PR. O público pagante foi de 64.884 pagantes e o presente de 69.980.

Tá nervoso? Vá pescar
Bahia e Grêmio fizeram um dos jogos mais violentos da noite. As duas equipes protagonizaram muitos lances ríspidos e o árbitro Braulio Machado precisou distribuir cartões para manter o controle da partida. Ao todo, foram dados nove cartões, oito amarelos e um vermelho. Em Belo Horizonte, também houve uma chuva de cartões. Foram 10 no total (oito amarelos e dois vermelhos).

Sorteio dos mandos
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou que o sorteio para definir os mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil já tem dada para ocorrer: segunda-feira (22/07/2019), às 15h, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?