metropoles.com

Chapecoense vivia o melhor momento da história do clube

A final da copa Sul-Americana era a primeira oportunidade do time de ganhar um título internacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Xinhua / Notícias Telemedellín
Site2
1 de 1 Site2 - Foto: Xinhua / Notícias Telemedellín

O acidente aéreo que matou jogadores e comissão técnica da Chapecoense, nesta terça-feira (29/11), ocorre no momento em que o time catarinense vivia seu melhor momento da história. Além dos funcionários da equipe, tripulantes e jornalistas também foram vitimados na tragédia.

A Chapecoense disputaria, nesta quarta (30/11), em Medellín, a final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional. Essa seria a primeira oportunidade da equipe brasileira de conquistar um título internacional.

Veja a ascensão da Chapecoense no futebol brasileiro:

Aguante Comunicação/Divulgação
A Chapecoense em 2013: campanha de acesso à Série A

 

Acesso à Série A
A Chape viveu anos de crise no começo da década de 2000, com campanhas ruins no Campeonato Catarinense. Reorganizado fora de campo, começou a construir o melhor momento de sua história.

Em 2009, o time conseguiu o acesso à série C do Campeonato Brasileiro. A partir daí, a equipe foi subindo de divisão. Ficou em terceiro na série C de 2012. Na disputa da Série B, em 2013, terminou com o vice, atrás do Palmeiras. Detalhe: terminou a campanha sem perder para o time paulista.

Em 2016, a equipe comandada pelo treinador Caio Júnior fazia a melhor campanha da história. Em nono lugar, a Chapecoense acumula 52 pontos, com 13 vitórias ao longo do campeonato.

Competições internacionais
A bonita história da Chapecoense na Copa Sul-Americana começou em 2015. Classificada ao torneio, a equipe passou pela Ponte Preta, de Campinas, na primeira fase. Na sequência, eliminou o Libertad, do Paraguai.

Nas quartas de final, a Chapecoense encarou o River Plate, então atual campeão da Libertadores. Saiu do Monumental de Núñez derrotado por 3 a 1. Mas deixou a competição de forma heroica, fazendo um dos grandes jogos de sua história: vitória de 2 a 1 na Arena Condá (relembre no vídeo acima), estádio-caldeirão do time.

Em 2016, a Chapecoense marcaria de vez a história do futebol sul-americano. Entrou direto na segunda fase, eliminando o Cuiabá após vitória por 3 a 1 em casa. Nas oitavas, o confronto colocou o time de Santa Catarina no caminho do Independiente, time argentino apelidado de Rei de Copas: é o maior campeão da Libertadores, com 7 taças.

Dois empates em jogos dramáticos. Na Arena Condá, vitória nos pênaltis, por 5 a 4 (veja no vídeo acima). Nas quartas, a Chape contou novamente com a força de seu estádio para superar o colombiano Junior Barranquilla: 3 a 0 para garantir vaga entre os quatro melhores da Sul-Americana.

A consagração da Chapecoense veio de vez na semifinal. Visitou o Nuevo Gasómetro e saiu de lá com um bravo empate por 1 a 1 com o San Lorenzo, campeão da Libertadores de 2014 e conhecido como o time de coração do Papa Francisco. Na volta, o goleiro Danilo, nos minutos finais (vídeo acima), garantiu o 0 a 0 e a classificação para a final.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?