metropoles.com

Chapecoense retoma rotina do futebol com Copinha e viagem para SP

Clube de Chapecó inicia reconstrução após a tragédia aérea. Garotos da base disputam a 48ª Copa São Paulo de Futebol Júnior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
torcida_chapecoense
1 de 1 torcida_chapecoense - Foto: Reprodução/Facebook

A Chapecoense volta a respirar futebol neste domingo (1º/1), no primeiro dia do ano, quando 20 garotos das categorias de base do clube embarcam para a cidade de Porto Feliz, no interior paulista, para a disputa da 48ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na bagagem, o sonho de ajudar na reconstrução da equipe após o trágico acidente aéreo que deixou 71 mortos – 19 deles pertenciam ao elenco profissional do clube catarinense.

A viagem da garotada da Chape será feita de ônibus por conta do baixo orçamento e deverá durar pelo menos 19 horas. O primeiro desafio do time será terça-feira, às 16 horas, contra o Nova Iguaçu/RJ. A preocupação é manter a equipe sub-20 focada no resultado. Por isso, um intenso trabalho psicológico está sendo realizado desde que os garotos receberam a notícia do acidente com o avião da Lâmia.

Outro apoio importante vem das famílias. Para o pai do atacante Tiago Pato, de 17 anos, que está na Chapecoense desde maio de 2016 (antes jogava no Avaí), e que também viaja para São Paulo neste domingo, o momento acaba sendo de bastante exposição, uma “vitrine” que exige resultado.

“Ele se espelha muito nos jogadores que perderam a vida no acidente e nesse momento eles sentem essa responsabilidade de representar bem o clube. O Tiago está bastante focado. A gente tenta passar confiança para que ele possa enfrentar bem esse desafio e trazer um bom resultado”, diz.

A direção da Chapecoense quer evitar o distanciamento do objetivo, que é voltar de São Paulo com bons resultados. Mas o que impressiona os cartolas é a maturidade dos atletas.

“Todos ainda sentem muito tudo o que aconteceu e o próprio fato de jogar na Chape nesse momento já é, por si só, uma pressão. Eu vejo que a cabeça da maioria deles já está preparada. Mesmo que involuntariamente, eles já tomaram para si a responsabilidade de dar conta”, diz Cezar Dal Piva, o Mano, diretor das categorias de fase do clube.

Mesmo sendo resultado de uma tragédia, os meninos das categorias de base vivem um momento de oportunidades. “Hoje a gente tem um elenco bem jovem, formados nas escolinhas da Chapecoense. Alguns com idade para disputar a Copa São Paulo já foram incluídos no grupo principal do profissional, onde eles vão ficar fazendo a pré-temporada com o técnico Vagner Mancini. Assim, outras vagas foram abertas no time da Copinha”, diz o treinador da equipe sub-20 do time catarinense, Emerson Cris.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?