metropoles.com

Champions League fez coronavírus explodir na Itália, diz médico

Partida entre Atalanta x Valencia, em 19 de fevereiro, reuniu 45 mil pessoas no estádio. Até então, nenhum caso tinha sido registrado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marco Luzzani/Getty Images
Torcida do Atalanta
1 de 1 Torcida do Atalanta - Foto: Marco Luzzani/Getty Images

A partida entre Atalanta e Valencia, disputada em 19 de fevereiro e válida pelas oitavas de final da Champions League, está entre as razões apontadas por um médico espanhol para a proliferação massiva do coronavírus na Itália.

De acordo com o médico-infectologista Francesco Le Foche em Roma, em entrevista ao jornal Corriere dello Sport, a migração de quase 50 mil pessoas entre uma cidade e outra da Itália até se concentrar no mesmo estádio pode ter ocasionado em uma explosão do contágio.

“Devo imaginar que quase todos os que foram a esse jogo estavam, provavelmente, assintomáticos e febris. Passou um mês desde aquele jogo. Os tempos são relevantes. A reunião de milhares de pessoas, a dois centímetros uma da outra, ainda mais associada às manifestações compreensíveis de euforia, gritos, abraços, pode ter favorecido a replicação viral”, afirmou Le Foche.

O médico destacou o fato de a partida ter sido disputada em Milão, a cerca de 50km da cidade de Bérgamo, sede do Atalanta. O clube italiano não pôde disputar a partida em sua casa oficial porque o estádio não comportava o número mínimo de pessoas para as oitavas de final.

“Bergamo é uma área muito ativa no mundo das trocas econômicas e mídia social. Um terreno ideal para o vírus. Falamos antropologicamente de pessoas que sempre foram muito ativas, espartanas, com uma grande cultura de trabalho e uma tendência a subestimar e, portanto, negligenciar doenças que parecem sazonais”, completou Le Foche.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?