metropoles.com

Ceará quebra jejum e vence clássico contra o Fortaleza no Brasileirão

O jogo estava empatado por 1 x 1, mas Cléber e Rick entraram e marcaram os gols da vitória por 3 x 1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Clássico Rei do futebol cearense, disputado desde 1918, tinha tudo para terminar igual neste domingo à noite na Arena Castelão. Mas o dedo do técnico Guto Ferreira acabou sendo decisivo, porque ele acertou nas substituições que fez durante o segundo tempo. O jogo estava empatado por 1 x 1, mas Cléber e Rick entraram e marcaram os gols que determinaram o placar final: 3 x 1.

Com a vitória, o Ceará derrubou um jejum contra o rival, porque não vencia há cinco jogos — duas derrotas e três empates. A conquista foi muito comemorada pelo lado alvinegro que fechou a 14.ª rodada do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos, na sétima posição. Apesar do tropeço, o Fortaleza aparece em terceiro lugar, com 27 pontos, um pouco abaixo dos líderes: o Atlético-MG (31) e o Palmeiras (32).

Os dois rivais se encontraram em alta na temporada. O Ceará está agora invicto há dez jogos — com quatro vitórias e seis empates — e o Fortaleza vinha de cinco vitórias seguidas, quatro pelo Brasileiro e uma pela Copa do Brasil, em cima do CRB por 2 x 1 pelas oitavas de final. O tricolor usou um uniforme diferente, todo branco, com faixas tricolores na frente da camisa especial em comemoração aos 30 ano da TUF – Torcida Uniformizada do Fortaleza.

Foi o Fortaleza quem começou melhor, com mais velocidade e mais à vontade em campo. Aos 10 minutos abriu o placar. Após escanteio, o zagueiro Marcelo Benevenuto subiu e testou firme, o goleiro Richard rebateu e a bola ficou para Tinga, livre, só dar um toque para as redes sobre o goleiro que estava caído no chão.

O Ceará apresentava muita lentidão para sair da defesa, mesmo assim chegou ao empate aos 36 minutos. Lima foi ao fundo pelo lado direito, cruzando rasteiro e forte. O goleiro Felipe Alves saltou e resvalou na bola, mas ela seguiu e praticamente bateu no corpo de Kelvyn que deixou tudo igual.

No segundo tempo, o técnico Guto Ferreira deixou o Ceará mais ofensivo. Tirou o meia Kelvyn para a entrada do atacante Cléber, que pela alta estatura passou a ser uma opção pelo jogo aéreo. Mas o primeiro chute perigoso foi do Fortaleza, aos três minutos Matheus Vargas arriscou de longe, a bola ganhou efeito e Richard espalmou por cima do travessão.

O que parecia o prenúncio de um grande duelo, se transformou num jogo sem emoção. Mas na alterações, Guto Ferreira se deu melhor porque dois jogadores que entraram marcaram dois gols. O segundo do Ceará saiu aos 35 minutos, após levantamento na área e dois toques de Marcelo Benevenuto. Mas a sobra ficou para Cléber que subiu nas costas de Wellington Paulista e cabeceou para as redes O árbitro alagoano Denis da silva Ribeiro Serafim anotou a falta. O lance, porém, foi checado no VAR e depois de quatro minutos acabou confirmado.

Este gol, até pelas circunstâncias, desestabilizou os jogadores do Fortaleza e o Ceará aproveitou para ampliar o placar aos 40 minutos. Rick foi lançado pelo lado direito, invadiu a área, passou por um defensor e chutou rasteiro. A bola passou entre as pernas de Felipe Alves e ultrapassou a linha de gol em poucos centímetros. Não havia mais tempo e maneira de reação.

No meio de semana, o Fortaleza faz o jogo de volta com o CRB pela Copa do Brasil. Como venceu em casa por 2 x 1 pode empatar em Maceió (AL) para chegar às quartas de final. No Brasileiro vai pegar o Palmeiras, sábado (7/8), às 21h, em São Paulo. No domingo (8/8), o Ceara recebe o Atlético-GO, a partir das 18h15.

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ 3 x 1 FORTALEZA

CEARÁ – Richard; Marlon (Buiú), Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Willian Oliveira (Fabinho), Fernando Sobral, Kelvyn (Cléber), Vina (Jorginho) e Lima; Mendonza (Rick). Técnico: Guto Ferreira.

FORTALEZA – Felipe Alves; Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi (Igor Torres); Yago Pikachu, Matheus Jussa, Éderson (Felipe), Matheus Vargas (Romarinho) e Lucas Crispim; Robson (Wellington Paulista) e David (Luiz Henrique). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

GOLS – Tinga, aos 10, e Kelvyn, aos 36 minutos do primeiro tempo Cléber, aos 35, e Rick, aos 40 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Marlon e Gabriel Lacerda (Ceará); Matheus Vargas, Titi e David (Fortaleza).

ÁRBITRO – Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL).

RENDA E PÚBLICO – Portões fechados.

LOCAL – Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?