metropoles.com

CBF pede e Fifa pode punir clubes que não liberaram atletas ao Brasil

Contrariada, a CBF pediu à Fifa que puna Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Leeds United

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
John Powell/Liverpool FC via Getty Images
Fabinho e Roberto Firmino
ouvir notícia
0:00 1.0x
1 de 1 Fabinho e Roberto Firmino - Foto: John Powell/Liverpool FC via Getty Images

Os clubes ingleses que não liberaram atletas brasileiros convocados por Tite para a Seleção Brasileira para a disputa da rodada tripla de setembro das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar podem ser punidos. Essa medida também vale para o Zenit, da Rússia, por ter pedido o retorno de Claudinho e Malcom quando eles já treinavam em São Paulo com o grupo.

Contrariada, a CBF pediu à Fifa que puna Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Leeds United, além do Zenit, por terem se recusado a liberar os jogadores para as Eliminatórias. A informação sobre a sanção ao clube russo foi dada pelo jornalista brasileiro Fábio Aleixo, radicado em Moscou.

O regulamento da Fifa indica que há obrigação de cessão de atletas para as seleções nacionais. Caso isso não aconteça, eles ficam impedidos de entrar em campo por cinco dias após a Data Fifa, que, neste caso, termina nesta quinta-feira (9/9).

Na prática, os clubes ingleses em questão e o Zenit podem ficar proibidos de escalar esses jogadores até terça-feira, dia 14, da próxima semana. Os jogadores impactados devem ser Alisson, Fabinho e Roberto Firmino (Liverpool), Ederson e Gabriel Jesus (Manchester City) Thiago Silva (Chelsea), Fred (Manchester United), Raphinha (Leeds United), Claudinho e Malcom (Zenit).

Thiago Silva, Fred, Claudinho e Malcom, inclusive, perderiam jogos da Liga dos Campeões na próxima terça-feira (14/9), dia em que o Chelsea recebe o Zenit em Londres e o Manchester United visita o Young Boys na Suíça.

A CBF tem bom relacionamento com o Everton desde a liberação de Richarlison para a disputa da Olimpíada de Tóquio. Portanto, o atacante não deve desfalcar o seu clube, que não receberá uma sanção.

Os clubes ingleses se recusaram a ceder os jogadores pelo fato de Brasil integrar a lista vermelha de países em alto risco de contágio do novo coronavírus, o que obrigaria a todos passarem dez dias em isolamento no retorno ao Reino Unido, sem a possibilidade de participação em treinamentos ou jogos durante este período.

Os clubes ingleses não se posicionaram por enquanto, mas, segundo o jornal The Guardian, estão esperançosos de utilizar os atletas brasileiros na rodada deste fim de semana da Premier League. Ao jornalista Fábio Aleixo, o Zenit confirmou que recebeu a notificação da Fifa e afirmou estar “extremamente preocupado com a situação atual”.

“Não recebemos explicações claras, e vemos uma ameaça real de violação do princípio do esporte, uma vez que várias equipes participantes de competições europeias foram a priori confrontadas com a opção de liberar ou não permitir que seus jogadores fossem para a seleção”, argumento o clube da Rússia em comunicado. “Acreditamos que o futebol deve estar em primeiro lugar e que todas as seleções, clubes e jogadores devem estar em pé de igualdade.”

Ao contrário dos brasileiros, alguns atletas sul-americanos que jogam na Inglaterra puderam servir suas seleções. A Argentina pôde contar com Emiliano Martínez e Emiliano Buendía, do Aston Villa, e Cristian Romero e Giovani Lo Celso, do Tottenham. No entanto, o quarteto foi o centro da grande polêmica que provocou a suspensão do clássico com o Brasil por, segundo a Anvisa, terem infringido a lei sanitária brasileira ao “prestarem informações falsas” na declaração de saúde do viajante apresentada às autoridades, e omitirem que estiveram no Reino Unido nos últimos dias.

A portaria interministerial nº 655, de junho de 2021, estabelece que viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, por Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia estão obrigados a cumprir quarentena para evitar a disseminação de novas variantes do coronavírus. Os quatro atletas foram dispensados da seleção argentina e não enfrentam a Bolívia nesta quinta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?