CBF monitora quase 10 mil atletas e Branco crê em melhor do mundo
A lista foi revelada pelo coordenador das seleções de base da CBF; Neymar e Vinicius Júnior estão fora, mas também podem ser eleitos
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-jogador tetracampeão mundial e coordenador das seleções de base da CBF, Branco, afirmou que o Centro de Pesquisa e Análise da Seleção Brasileira possui uma lista com quase 10 mil nomes de jogadores jovens com potencial de servir a Seleção no futuro.
“A gente tem um planejamento para a geração 2030. O objetivo é formar bem e com espírito vitorioso. As gerações que vêm aí do futebol brasileiro são espetaculares. O dia a dia me dá confiança (de que o país terá de novo um melhor do mundo). Os treinos que a gente faz na Granja Comary e a qualidade individual de cada atleta dão essa certeza.” disse o coordenador a Folha de São Paulo.
Vale destacar que a lista completa conta conta com 9.988 jogadores e mais de duas mil partidas assistidas pela equipe de observadores da CBF, no período de janeiro de 2021 até julho deste ano. Além disso, Neymar e Vinicius Júnior, jogadores já consolidados no futebol europeu, estão fora da lista, mas também podem ganhar o prêmio.
“Começamos a abrir o campo de observação. A gente precisa ter controle geral do mercado porque trabalhamos em todas as seleções. Precisamos ter uma linha de trabalho boa porque o Brasil é um celeiro. A base sempre foi a saída para o futebol brasileiro”, disse o ex-jogador.
“Temos tudo monitorado, mas a pandemia prejudicou muito por não podermos viajar. Temos uma ferramenta online para isso, mas in loco é sempre melhor. Você vê como é o atleta, conversa com as pessoas do clube dele, com familiares.” afirmou Branco.
Confira alguns nomes:
Rodrygo (atacante, Real Madrid-ESP)
Martinelli (atacante, Arsenal-ING)
Yuri Alberto (atacante, Corinthians)
Kaio Jorge (atacante, Juventus-ITA)
Reinier (meia, Real Madrid)
Lázaro (meia, Flamengo)
Marcos Leonardo (atacante, Santos)
Matheus Martins (atacante, Fluminense)
Patryck (lateral esquerdo, São Paulo)
Vinicius Tobias (lateral direito, Real Madrid)
Andrey (meia, Vasco)
Angelo (atacante, Santos)
Vitor Roque (atacante, Athletico)
Nathan Ribeiro (atacante, Grêmio)
Matheus Gonçalves (meia, Flamengo)
Endrick (atacante, Palmeiras)
Pedrinho (meia, Corinthians)
Luis Guilherme (meia, Palmeiras)
A última vez que um jogador brasileiro foi eleito melhor do mundo foi em 2007, quando Kaká levou a melhor contra Messi e Cristiano Ronaldo.