CBF marca Assembleia Geral que pode confirmar afastamento de Caboclo
Pelo estatuto da CBF, decisão da Comissão de Ética da entidade precisa ser referendada pelos presidentes das federações
atualizado
Compartilhar notícia
O destino de Rogério Caboclo no comando da CBF está perto de ser definido. No dia 29 de setembro, quarta-feira da próxima semana, a entidade se reunirá em Assembleia Geral Extraordinária para avaliar a mais recente decisão do Comitê de Ética sobre o afastamento do ex-mandatário pelo prazo de 21 meses após investigações sobre caso de assédio moral e sexual contra uma funcionária.
Pelo estatuto da CBF, a decisão da Comissão de Ética da entidade precisa ser referendada pelos presidentes das federações. A comissão pode inocentar o presidente afastado ou sugerir de advertência a afastamento definitivo – mas, para isso, pelo menos três-quartos dos dirigentes de federações estaduais precisarão dar aval. “Levando em conta a relevância do assunto a ser tratado, contamos com a indispensável presença de todas as federações filiadas”, finaliza a nota assinada pelo presidente interino, Ednaldo Rodrigues.
Em 24 de agosto, o mesmo órgão da CBF havia definido um afastamento de 15 meses devido à “conduta inapropriada”. No entanto, a nova indicação formalizada nessa segunda-feira (20/9) identifica o caso como “assédio”, fato que levou ao aumento do tempo de afastamento de Rogério Caboclo.
Se a Assembleia Geral ratificar a orientação da Comissão de Ética, Caboclo ficará ausente do cargo até março de 2023, retornando apenas um mês antes do fim de seu mandato. O caso de assédio contra uma secretária da entidade veio à tona em junho, poucos dias antes do início da Copa América, que teve sua realização transferida para o Brasil.
Patrocinadores e a Fifa observam o desenrolar das investigações da CBF com preocupação. A Seleção Brasileira tem grande representação e importância no mercado publicitário e esportivo. Dirigentes importantes, somados aos principais clubes do país, tentam confirmar a saída de Rogério Caboclo da presidência para dar início a um novo ciclo, com maior participação das equipes nos rumos do futebol.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.