metropoles.com

CBF libera e Atlético-GO pode escalar atletas com Covid-19 contra Flamengo

Entenda porquê a entidade liberou jogadores que testaram positivo após o clube argumentos que eles não são mais transmissores da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter @ACGOficial
Mancini Atlético-GO
1 de 1 Mancini Atlético-GO - Foto: Reprodução/Twitter @ACGOficial

O Atlético-GO conseguiu o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para escalar quatro jogadores que tiveram resultados positivos no teste de coronavírus na partida contra o Flamengo, nesta quarta-feira (12/8), às 20h30 pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Olímpico. O clube alegou que os atletas já haviam sido contaminados anteriormente e não são mais transmissores da Covid-19.

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, divulgou no início da noite desta terça-feira (11/8) que quatro jogadores do Atlético-GO haviam tido testes positivos. O clube do Centro-Oeste fez uma contraprova visando ter o quarteto no confronto deste meio de semana.

De acordo com o Atlético-GO, não seriam casos ativos. Eles estariam na fase final da contaminação, com o vírus no organismo, mas sem o risco de infectar outras pessoas.

Entenda a liberação

De acordo com a reportagem do UOL, este recurso é uma atualização da diretriz médica da CBF para o Brasileirão, que será publicada nesta quarta. Trata-se de uma nova diretriz baseada em um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os especialistas chegaram à conclusão de quem uma pessoa que testa positivo para a Covid-19 em exame realizado há mais de 10 dias, e não apresenta sintomas, não está transmitindo o vírus, mesmo que refaça o teste e o resultado dê reagente.

“Não foi a CBF que sentou e inventou isso. Estamos nos pautando por estudos das entidades mais sérias do mundo. A OMS reconhece isso, bem como o Ministério da Saúde”, alegou o chefe médico da entidade, Jorge Pagura.

“A informação que temos é segura e nos aponta isso: PCR positivo há mais de 10 dias não transmite. Tem gente que fica com PCR positivo cinco semanas, oito semanas, 10, 12 semanas. Mas não transmite. Por isso há a liberação”, explicou Pagura.

O fato de não apresentar sintomas — tossir, espirrar e expelir secreções — faz com que os pacientes assintomáticos transmitam menos a infecção, mas isso não elimina a possibilidade de ela ocorrer. “Uma coisa interessante é que o indivíduo sem sintomas transmite menos vírus porque, na verdade, ele está eliminando menos”, explicou ao Metrópoles Natasha Slhessarenko, médica patologista do Laboratório Exame.

Enquanto o Flamengo fará o segundo jogo na competição nacional, após perder, no Maracanã, para o Atlético-MG (1 x 0), o Atlético-GO terá sua estreia no campeonato, pois o jogo com o Corinthians, previsto para o fim de semana, foi adiado por causa da equipe paulista ter disputado a final do estadual.

*Com informações da Agência Estado

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?