CBF demite Gaciba da Comissão de Arbitragem; conheça o substituto
A mudança ocorre após uma série de polêmicas envolvendo a arbitragem do Campeonato Brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) demitiu, nesta sexta-feira (12/11), o presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba (foto em destaque).
A entidade publicou nota oficial sobre a demissão do ex-árbitro e pontuou que a decisão é o “início de um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira”. A instituição ressaltou ainda que “o entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos”.
Na mesma nota, a confederação agradeceu a Leonardo Gaciba “pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a presidência da Comissão de Arbitragem da CBF”.
A mudança ocorre após uma série de polêmicas envolvendo a arbitragem do Campeonato Brasileiro. Entre elas, os dois últimos jogos do Flamengo – contra a Chapecoense e o Bahia –, apitados por Denis Serafim e Vinicius Gonçalves, respectivamente. O clube rubro-negro e o baiano reclamaram bastante das decisões dos árbitros e essa pressão teria antecipado a saída de Gaciba.
O substituto já foi definido: será o mineiro de São Gotardo, Alício Pena Júnior, também ex-árbitro. O profissional fez parte do quadro da Fifa entre 2003 e 2009, e desde 2014 pertence ao quadro nacional da Comissão de Arbitragem. Ele já chegou a ser afastado da Federação Mineira de Futebol por erro em jogo do Atlético-MG.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias diretamente no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.