metropoles.com

Catar é o primeiro classificado para fase final das Eliminatórias na Ásia

Com seis vitórias em seis jogos, Catar pode jogar pela primeira vez em uma Copa do Mundo, em 2018. O país será sede do Mundial em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dragan Sasic/Free Images
futebol – Dragan Sasic-Free Images
1 de 1 futebol – Dragan Sasic-Free Images - Foto: Dragan Sasic/Free Images

Sede da Copa do Mundo de 2022, o Catar pode jogar o Mundial pela primeira vez em 2018, na Rússia. Nesta terça-feira, a seleção catariana se tornou a primeira a se classificar para a fase final das Eliminatórias da Ásia ao vencer o Butão por 3 a 0, fora de casa, e garantir a ponta do Grupo C.

Com seis vitórias em seis jogos, o Catar não pode mais ser ultrapassado no primeiro lugar da chave. Também nesta quinta, em jogo marcado por tensões políticas, Hong Kong recebeu a China e os dois rivais ficaram no 0 a 0. Hong Kong tem 14 pontos, mas só joga mais uma vez. Já a China tem 11 e só pode chegar a 17.

Nesta etapa das Eliminatórias da Ásia, 40 times foram divididos em oito grupos. Avançam para a fase final o primeiro colocado de cada grupo, mais os quatro melhores segundos colocados. Se quiser ficar com uma dessas vagas e seguir sonhando com voltar à Copa, a China tem que vencer os dois jogos de março: contra Maldivas e Catar, ambos em casa.

Se a China se complicou, os demais cabeças de chave podem não ter ainda garantido a classificação, mas estão com ela encaminhada. Pelo Grupo E, o Japão ganhou do Camboja por 2 a 0, com gols de Khuon Laboravy (contra) e Honda, e alcançou os 16 pontos. A Síria alcançou 15 ao ganhar de Cingapura por 2 a 1, também fora de casa. Em março, pela última rodada, Japão e Síria se enfrentam em solo japonês. Antes, o Japão recebe o Afeganistão e a Síria encara o Camboja em casa.

A Coreia do Sul teve um dia tranquilo e fez 5 a 0 em Laos, fora de casa, com dois de Heung-Min Son (do Tottenham) e outros dois de Sung-Yong Ki (do Swansea). Os sul-coreanos têm 100% de aproveitamento e 18 pontos, mas não podem ainda comemorar a vaga porque o Kuwait, com sua federação suspensa pela Fifa, teve seu jogo desta quinta-feira contra Mianmar adiado. Qualquer empate em março, contra Líbano e Kuwait, em casa, classifica a Coreia.

Pelo Grupo D, o Irã também goleou, fazendo 6 a 0 em Guam. Com o resultado, chegou aos 14 pontos e assumiu a liderança. Omã, que até então estava na ponta, perdeu por 2 a 1 para o Turcomenistão fora de casa, e estacionou em 11. Como os demais cabeças de chave, o Irã faz seus dois últimos jogos em casa, incluindo o confronto direto contra Omã.

A maior goleada do dia foi da Arábia Saudita, que fez 10 a 0 no Timor Leste, com direito a cinco gols de Mohammad Al Sahlawi. Com 16 pontos, a Arábia segue à frente dos Emirados Árabes Unidos, que foram a 13 com a vitória por 2 a 1 sobre a Malásia. Cabeça de chave, a seleção de Dubai joga em casa contra a Arábia Saudita na última rodada. Antes, recebe a Palestina, enquanto os sauditas encaram a Malásia.

Pelo Grupo B, a Austrália contou com três gols do veterano Tim Cahill, atualmente no Shanghai Shenhua, da China, para vencer Bangladesh por 4 a 0. Os australianos foram beneficiados por derrota da Jordânia para o Quirguistão, por 1 a 0, mais tarde, e assumiram a liderança da chave, com 15 pontos, contra 13 dos jordanianos. Nas últimas duas rodadas, a Austrália recebe Tajiquistão e Jordânia para selar a vaga.

Como a Indonésia foi desclassificada por sua federação estar suspensa, o Grupo F tem só quatro times. Nesta terça, o Iraque ganhou de 2 a 1 de Taiwan, fora de casa, e chegou aos oito pontos, contra 13 da Tailândia. Os iraquianos, entretanto, fazem ainda dois jogos em casa em março, recebendo Tailândia e Vietnã. Se ganhar ambos, avança de fase. A Tailândia joga por um empate no seu único compromisso.

No Grupo H, a Coreia do Norte segue bem e, nesta terça-feira, em casa, venceu o Bahrein, por 2 a 0, chegando aos 16 pontos. O Usbequistão joga mais tarde contra o Iêmen, fora, e se vencer alcança os 15, mas com um jogo a menos. A Coreia só faz mais uma partida, contra as Filipinas, fora de casa, na última rodada. O Usbequistão recebe Filipinas e Bahrein.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?