Caras novas: veja dança das cadeiras de técnicos nos clubes do Brasil
Times tradicionais apostaram em mudanças para 2021 e começarão a temporada com novos comandantes
atualizado
Compartilhar notícia
A temporada 2021 do futebol brasileiro começou de forma oficial no último final de semana. E como é de praxe no cenário nacional, os clubes já iniciaram a dança das cadeiras e muitos mudaram de treinadores. Veja as novas caras que ocuparão as áreas técnicas de equipes tradicionais no país:
Argentinos em São Paulo
Dos cinco times paulistas na Série A, dois mudaram de treinador para 2021. Santos e São Paulo apostam em treinadores argentinos para a temporada, na tentativa de voltar a brigar por títulos no ano. O Tricolor apostou em Hernán Crespo e o Peixe vai de Ariel Holan.
O novo comandante do São Paulo chega com status de campeão da Sul-Americana com o Defensa y Justicia. O treinador chegou no fim do Brasileirão e já comandou a equipe no empate contra o Botafogo-SP. Crespo chega para tentar tirar o Tricolor da fila de títulos após a decepção no Campeonato Brasileiro, quando o time disparou na liderança do Campeonato Brasileiro, mas acabou decepcionando na reta final, sob o comando de Fernando Diniz.
No Santos, a aposta é em outro hermano. Ariel Holan chega da Universidad Católica, do Chile, para comandar o Peixe em 2021. O treinador vem para substituir Cuca à frente do time praiano. O ex-comandante do Santos é alvo do Atlético-MG para a nova temporada.
Aos 60 anos, Holan comandará seu quarto time na carreira. Carreira um tanto peculiar, que começou no hóquei. Isso mesmo. O treinador santista deu seus primeiros passos como técnico na modalidade por 18 anos. O argentino chegou a comandar a seleção feminina do Uruguai nos jogos Pan-Americanos em 2003, conquistando o bronze.
Assim como Hernán Crespo, Holan fez um bom trabalho no Defensa y Justicia, brigando pelo título do Campeonato Argentino em 2016, mas perdendo para o Lanús. Em 2017, no Independiente, foi campeão da Sul-Americana em cima do Flamengo. No Universidad, foi campeão chileno dominando a competição do começo ao fim.
Mudanças no Rio e no Sul
A música da dança das cadeiras também tocou no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Vasco, Fluminense e Botafogo mudaram de treinadores para 2021, assim como o Internacional. Mesmo com a ótima campanha na reta final do Brasileirão, Abel Braga não permanecerá na equipe nesta temporada.
O Vasco apostará em Marcelo Cabo, treinador que levou o Atlético-GO para a Sul-Americana. Já o Botafogo vem de Marcelo Chamusca, que estava no Fortaleza e fez boa campanha com o Cuiabá na Série B deste ano. O Fluminense terá Roger Machado como novo treinador, retornando ao clube após uma carreira de títulos como jogador.
O Inter terá Miguel Angel Ramírez como técnico em 2021. O espanhol chega após um excelente trabalho no Independiente Del Valle, do Equador, e depois de ser cobiçado pelo Palmeiras, que acabou fechando com o português Abel Ferreira.
O rival do Colorado ainda não renovou com Renato Gaúcho e o Atlético-MG ainda sonha com a contratação do comandante do Imortal. Mas tudo indica que Portaluppi deve mesmo seguir por mais uma temporada em Porto Alegre.