Campeão do mundo em 2018, Raphael Varane aposenta da seleção francesa
Assumindo a braçadeira de capitão com apenas 21 anos, Varane ficou 10 anos na seleção da França e conquistou o vice-campeonato no Catar
atualizado
Compartilhar notícia
O zagueiro Raphael Varane anunciou, nesta quinta-feira (2/2), que está se aposentando da seleção francesa. Além dele, os goleiros Lloris e Mandanda também decidiram encerrar suas passagens pelos Bleus após o vice-campeonato no Catar, quando a França perdeu para a Argentina nos pênaltis.
Varane começou na seleção em 2012, quando tinha 19 anos, e foi campeão do mundo em 2018, na Rússia. “Representar nosso grande país por uma década foi uma das maiores honras da minha vida. Cada vez que vesti essa camisa azul, senti um orgulho imenso. O dever de dar tudo, jogar com o coração e vencer sempre que entramos em campo. Venho pensando nisso há vários meses e decidi que era o momento certo de me aposentar”, escreveu ele em postagem.
Ver essa foto no Instagram
Com a decisão do defensor, o jogo contra os argentinos marcou sua última atuação com a camisa da França.
Apesar de afirmar que sentirá saudade dos momentos com os colegas de seleção, “chegou a hora da nova geração assumir”. “Temos um grupo de jovens jogadores talentosos que estão prontos para assumir o comando, que merecem uma chance e precisam de vocês”, publicou.
Ver essa foto no Instagram
Em comunicado pela Federação Francesa, o técnico Didier Deschamps confirmou que já sabia da decisão do atleta há alguns dias e elogiou a postura da zaga. “Se não hesitei em confiar-lhe a braçadeira aos 21 anos, é porque já mostrava liderança no grupo à sua maneira e com os outros”, disse.
Raphael Varane atuou em 98 jogos pela seleção francesa e usou a braçadeira de capitão 20 vezes, sendo o segundo capitão mais jovem da história do futebol. Em toda a sua trajetória, recebeu apenas um cartão vermelho.