Bundesliga: 18 times e o mesmo sonho de bater o Bayern de Munique
Nas últimas edições, apenas em 2018/2019 o time de Munique teve dificuldades para levantar o troféu ao final do campeonato
atualizado
Compartilhar notícia
A Bundesliga, principal divisão do futebol alemão, tem início neste fim de semana e os times já sabem qual será a meta da temporada: tirar o título das mãos do Bayern de Munique. A missão se torna ainda mais inglória ao olhar o retrospecto: desde a já distante temporada 2012/2013, só o time bávaro levantou o Meisterschale ao final da disputa. Nesta edição da disputa, a capital Berlim terá dois representantes, os tradicionais Hertha Berlin e o Union Berlin, que conquistou o acesso ao bater o Stuttgart nos playoffs. Berlim será a única cidade nesta edição da Bundesliga a ter dois representantes na competição. O Metrópoles preparou guias sobre os torneios disputados na Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália.
Sobre o favoritismo do Bayern, ele costuma ser o mesmo há quase uma década. Time mais vitorioso do futebol alemão, o time de Munique tem como costume montar elencos fortes, que aguentam bem o ritmo intenso do calendário europeu e se coloca em condições de ganhar não só o Campeonato Alemão, mas também as demais competições domésticas e a Liga dos Campeões.
Nesta temporada, o clube bávaro perdeu um de seus símbolos, o holandês Arjen Robben, que decidiu se aposentar, assim como não terá o francês Franck Ribéry, ainda sem clube para a temporada 2019/2020. Mesmo assim, Neuer, Boateng, Alaba e Müller seguem em Sabener Strasse e provam a força do time comandado pelo croata Robert Kovac.
Para provar o favoritismo do Bayern, basta voltar três anos no tempo: nas últimas edições, apenas em 2018/2019 o time de Munique teve dificuldades para levantar o troféu ao final do campeonato. Na última temporada, os bávaros tiveram apenas dois pontos de diferença para o vice, o Borussia Dortmund. No ano anterior, a diferença para o Schalke 04 foi de 21 pontos, e, em 2016/2017, o Bayern teve 15 pontos de frente.