Bruno Guimarães e Joelinton ajudam o Newcastle a mudar de patamar
Dinheiro, troca de técnico e dupla brasileira foram fatores essenciais na luta do clube contra o rebaixamento
atualizado
Compartilhar notícia
O Newcastle, comprado pelo Fundo Público da Arábia Saudita (PIF), apresentou grandes dificuldades no começo da temporada 21/22, chegando a ocupar a 19ª posição da Premier League. Mas, com a chegada do novo técnico, Eddie Howe, o time inglês mostrou sinais de melhoras. Em campo, dois brasileiros vêm se destacando: Bruno Guimarães e Joelinton.
Recentemente, a dupla decidiu o confronto fora de casa contra o Norwich City, lanterna da Premier League: 3-0 para o Newcastle. Dois gols de Joelinton e um de Bruno Guimarães. Ambos atletas chegaram a figurar na seleção da semana.
#PremierLeague 🏴
Bruno Guimarães & Joelinton vs Norwich:
Mins jogados: 87′ – 67′
Gols: 1 – 2
Chutes (no gol): 1 (1) – 3 (3)
Acerto no passe: 95% – 87%
Desarmes: 2 – 1
Notas SofaScore: 8.2 – 8.4Destaques SofaScore do time! 🇧🇷👏 pic.twitter.com/Of1RzYxXiZ
— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) April 23, 2022
O Newcastle encerrou o primeiro turno, no final de 2021, na penúltima posição da Premier League com apenas 10 pontos ganhos. Hoje, após 35 rodadas disputadas, o clube inglês ocupa a 10ª posição, com 43. Essa mudança de postura veio somente após a parada do fim do ano. São 16 jogos, 10 vitórias, 4 derrotas e 2 empates.
Bruno Guimarães
Desde que estreou, ninguém no Newcastle marcou mais gols do que Bruno Guimarães. Foram 4 no total. O meio-campista da seleção brasileira chegou em janeiro, janela de inverno da temporada 2021/22, primeira leva de transferências do Newcastle com o fundo de investimentos árabe como fator exponencial.
O brasileiro custou cerca de 52 milhões de euros aos cofres do Newcastle. Ao todo, o clube inglês contratou cinco reforços, time que mais investiu em toda a Europa.
Janela de verão 21/22
- Bruno Guimarães, volante, 40 milhões de euros – clube anterior: Lyon
- Chris Wood, atacante, 30 milhões de euros – clube anterior: Burnley
- Dan Burn, zagueiro, 15 milhões de euros – clube anterior: Brighton
- Kieran Trippier, lateral direito, 14 milhões de euros – clube anterior: Atlético de Madrid
- Matt Targett, lateral-esquerdo, empréstimo – clube anterior: Aston Villa
Joelinton
Joelinton foi contratado na temporada 19/20 para chegar sendo o centroavante da equipe. Após a demissão de Steve Bruce, Newcastle buscou o treinador Eddie Howe, que mudou o jogador de atacante para volante.
A reinvenção de posição foi importante para a fuga do rebaixamento. O atleta entrou na seleção da semana da Premier League, pós-partida contra o Manchester United (1-1), ainda em dezembro.
Joelinton, 25 anos, foi contratado junto ao Hoffenheim, da Alemanha. Na época, o jogador havia se tornado a maior contratação da história do clube inglês, que desembolsou 40 milhões de euros.
O recorde de compra, até então, pertencia ao atacante Michael Owen que, em 2005/06, foi contratado por 25 milhões de euros.
Neste domingo (8/5), o Newcastle enfrenta o Manchester City, líder da Premier League, fora de casa, e pode decidir os rumos da competição inglesa.
(*) Mateus Arantes é estagiário do Programa Mentor e está sob supervisão da editora Maria Eugênia