Brasiliense vence Ceilândia e se mantém invicto no Candangão
Com a vitória, o Jacaré chega a 13 pontos. No campeonato, está atrás do Gama apenas no saldo de gols
atualizado
Compartilhar notícia
Na manhã deste domingo (17/2), Ceilândia e Brasiliense se enfrentaram pela quinta rodada do Candangão 2019. Em um jogo disputado, com o campo molhado, o Jacaré manteve a superioridade e venceu os donos da casa, ganhando por 2 a 0. Os gols foram marcados por Geovane e Gleisinho. Agora, o time do técnico Adelson de Almeida tem o mesmo número de pontos do líder do campeonato, o Gama, ficando atrás apenas no saldo de gols.
Em um clima mais frio em Ceilândia, as duas equipes entraram em campo com disposição, fazendo da primeira etapa um jogo bem movimentado. Modificado em relação aos últimos jogos, Adelson mudou o sistema ofensivo, mesclando o elenco, com Luquinhas e Erick Flores nos lugares de Gilvan e Peninha. Outra alteração foi na zaga, Antônio Carlos substituiu Badhiuga, que se recupera de lesão.
Com mais força ofensiva, o Brasiliense articulou passes de qualidade no meio campo, trabalhando com dinamismo e inteligência. Mais uma vez, usando as laterais como força, a bola passou quase sempre pelos pés do lateral direito Alex Murici, que atuou com assistências e finalizações.
As primeiras oportunidades do Jacaré na partida saíram dos pés do próprio Murici. Aos 15 minutos, o lateral recebeu pela direita e bateu forte para a boa defesa de Victor Brasil. Sete minutos depois, em cobrança de falta, o jogador acertou um excelente chute, para grande defesa do arqueiro do Gato.
O Ceilândia, apesar da inferioridade na posse de bola, tentou assustar o Jacaré nas bolas paradas. Aos 38 minutos, Kabrine quase marcou, mas Edmar Sucuri fez grande defesa.
Sem se abalar, o Brasiliense continuou a pressão e abriu o placar na reta final do primeiro tempo. Em cobrança de falta na entrada da área, Almir bateu com maestria na trave, mas Geovane, no rebote, aproveitou a oportunidade e balançou a rede, fechando o placar do primeiro tempo em 1 a 0 para o Brasiliense.
Mesmo ritmo na etapa final
No segundo tempo, com a desvantagem, o Ceilândia voltou pressionando. No sétimo minuto, após jogada de velocidade, Romário recebeu cruzamento e finalizou de letra para grande defesa de Edmar Sucuri. Porém, a arbitragem assinalou impedimento.
Mesmo assim, foi questão de tempo para o Brasiliense mais uma vez administrar a posse de bola. A partir de contra-ataques, mais uma vez pelas pontas com Alex Murici, o segundo gol do Jacaré acabou saindo. Após cruzamento alto do lateral, Gleicinho cabeceou com força e ampliou o placar.
Com o resultado, os dois técnicos começaram a fazer alterações. Mantendo o ritmo ofensivo, mesmo jogando fora de casa, o Brasiliense dificilmente tomou pressão adversária e chegou com perigo a jogadas ensaiadas. Aos 39 minutos, Lúcio cabeceou a bola no travessão.
Apesar das oportunidades perdidas, o ritmo de jogo do Jacaré permaneceu e saiu de campo com a quarta vitória em cinco jogos no Candangão 2019.
Após a partida, um dos jogadores mais regulares, Alex Murici, citou a grande cobrança individual para manter o bom ritmo. “A gente está trabalhando para isso. Eu, Lúcio, Antônio Carlos, vamos nos cobrando para que não tomemos gol e procurando jogar na frente para que nosso sistema ofensivo funcione também”, destacou o lateral.
Vitória
Sucinto, Adelson de Almeida, enfrentando seu ex-clube pela primeira vez em sua carreira, destacou a mesclagem dos atletas e o bom rendimento da equipe. “Esperávamos um jogo muito difícil, porque enfrentar o Ceilândia no Abadião não é fácil. Entramos com um desgaste físico e emocional, por conta da Copa do Brasil, mas jogamos tranquilos, com a defesa firme, aproveitando as bolas paradas”, avaliou.
Com a vitória, o Jacaré chegou a 13 pontos, colando na liderança do campeonato com o Gama, perdendo, apenas, no saldo de gols – 11 contra nove. Além de estar invicto, o time de Taguatinga é o único que ainda não tomou gols na competição.
O próximo desafio do Brasiliense será contra o Capital, no sábado (23), às 15h30, na Boca do Jacaré.
FICHA TÉCNICA
Ceilândia 0 X 2 Brasiliense
Candangão 2019 – 5ª rodada
17/2/2019, 10h, Estádio Abadião, Ceilândia-DF
Público: 520 pessoas
Renda: R$ 2.370,00
Árbitro: Rafael Diniz
A1: Daniel Henrique
A2: Lucas Modesto
4º árbitro: Anderson Bassoto
Analista de campo: Marrubson Freitas
Ceilândia: Victor Brasil. Murilo, Cocada, Jefferson e Kabrine; Helinho, Michel Jardim (Helisson), Formiga e Gago (Tatuí); Wallace e Gabriel (Romário). Técnico: Jairo Araújo. Cartão amarelo: Wallace.
Brasiliense: Edmar Sucuri, Alex Murici, Lúcio, Antônio Carlos e Gleisinho; Geovane, Emerson Martins, Almir (Peninha); Erick Flores (Radamés), Reinaldo (Afonso) e Luquinhas. Técnico: Adelson de Almeida. Cartão amarelo: Gleisinho