Brasiliense vence a primeira da final do Candangão contra o Sobradinho
Reinaldo fez o gol da vitória, neste sábado (31/3), no Mané Garrincha. Jacaré pode empatar para ficar com o décimo título de sua história
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasiliense saiu na frente na final do Candangão contra o Sobradinho. Na tarde deste sábado (31/3), os clubes disputaram o primeiro jogo da inédita decisão – o alvinegro não chegava à última fase desde 1994 –, e o Jacaré, atual campeão, venceu por 1 x 0, com gol de Reinaldo ainda na etapa inicial.
“No segundo tempo, recuamos muito, só nos defendemos. Mas foi o desgaste de jogar às quartas e aos domingos. Vamos levar o resultado para sábado”, analisou o zagueiro Welton Felipe. A partida de volta está marcada para o próximo sábado (7/4), novamente no Mané Garrincha. Como não há benefícios para o time de melhor campanha, o Brasiliense pode apenas empatar para ficar com o décimo título da história do clube.
O Sobradinho precisou lidar com a suspensão do lateral-direito Luan. O substituto, Andrezinho, foi ausência por lesão, e Victor Santana precisou improvisar o meio-campista Everton na posição. O Jacaré entrou praticamente completo, principalmente se considerada a frequência de atletas no departamento médico ao longo do campeonato. Além da falta do machucado Badhuga, Ailton Ferraz não contou com o volante Aldo pelo mesmo motivo.Estudo no início
As equipes passaram os minutos iniciais se estudando. Em bom momento, Filipe Cirne deu passe magistral para Reinaldo, aos 25 minutos, sair cara a cara com o goleiro Michael e chutar para fazer 1 x 0.
Sete minutos depois, o próprio Reinaldo cavou pênalti pelo lado esquerdo, e Vanderlei Soares apitou. Mas Nunes decepcionou o companheiro. O artilheiro do Brasiliense, com oito gols, bateu por cima do gol e perdeu a segunda penalidade máxima no campeonato e a chande de ampliar a vantagem para o próximo duelo.
Recuado
Ailton deixou de contar com Cirne depois de muitas faltas sofridas pelo meia-atacante, e Zizu ficou responsável pela ligação com o ataque. No segundo tempo, entretanto, o Jacaré esteve mais comedido e foi menos presente no adversário.
O Sobradinho até conseguiu transpor Edmar Sucuri, quando Mirandinha recebeu bola de João Manoel, mas estava impedido. Michel Platini cabeceou no travessão do goleiro do Brasiliense. Victor Santana fazia alterações e não conseguia o resultado esperado.
Os dez minutos finais foram de apreensão. Era um ataque x defesa, com os incansáveis jogadores do Sobradinho pressionando. A dupla Wallace e Welton Felipe, porém, foi impecável na zaga.
SOBRADINHO (0)
Michael; Everton (Rafael), Igor, Rambo e Dionatan; Dias, Gabriel, Geovane e João Manoel (Maranhão); Mirandinha (Guilherme) e Platini
Técnico: Victor Santana
BRASILIENSE (1)
Edmar Sucuri; Patrick, Welton Felipe, Wallace e Gerson; Radamés, Gabriel e Souza (Peninha); Filipe Cirne (Zizu), Reinaldo (Luquinhas) e Nunes
Técnico: Ailton Ferraz
Gol: Reinaldo, aos 25 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Dias e Gabriel (Sobradinho); Gerson, Gabriel e Wallace (Brasiliense)
Árbitro: Vanderlei Soares
Estádio: Mané Garrincha
Público: 3.309 presentes
Renda: R$ 21.750