Brasiliense empata com o Humaitá-AC e se classifica na Copa do Brasil
O Jacaré ficou no 2 x 2 com a equipe acreana e pelo regulamento da primeira fase da competição, o visitante tem a vantagem do empate
atualizado
Compartilhar notícia
Na noite desta quarta-feira (23/2), o Brasiliense Futebol Clube conquistou sua vaga na segunda fase da Copa do Brasil, ao empatar em 2 x 2 fora de casa com o Humaitá-AC. O jogo no Estádio Florestão foi cheio de emoções, e a equipe da casa abriu o placar no começo do primeiro tempo, com Aldair, mas o Jacaré virou com Marcão, de pênalti, e Badhuga. Os acreanos chagaram ao empate com Luiz Fernando, mas o resultado não foi suficiente. Pelo regulamento da primeira fase da competição, o visitante tem a vantagem do placar igual.
O Jacaré agora aguarda o vencedor do confronto entre Globo-RN e Internacional, que será disputado no próximo dia 3 de março, às 21h30, no Estádio Manoel Barreto, em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. Independente do adversário, o Brasiliense jogará fora de casa, em jogo único. Em caso de empate, a vaga para a próxima fase será decidida nas penalidades máximas.
Primeiro tempo
Os donos da casa fizeram bom uso do conhecimento do campo, e pressionaram no começo até chegar ao gol com uma bola parada. Aos três minutos, bola levantada na área do Jacaré e Dodô ajeitou para Aldair escorar e abrir o placar. 1 x 0.
O gol não abalou a equipe amarela, que passou a dominar as ações ofensivas. Aos 13’, Matheus Barboza fez ótima jogada individual driblando a marcação e acionado Marcão, que invadiu a área e bateu para fora com muito perigo. Três minutos depois, Zotti cobrou escanteio aberto, e Preto Costa apareceu para cabecear, mas no meio do gol e o goleiro Marcão fez a defesa encaixando a bola.
Aos 21′, Zotti levantou para área mais uma vez, e quem subiu foi Marcão para testar por cima do gol. O Humaitá respondeu logo em seguida, em um contra golpe puxado por Aldair, que viu Matheus Brandão adiantado e arriscou de fora, mas mandou por cima.
Jogando melhor, o Jacaré chegou ao empate. Com 31 minutos de jogo, Matheus Barboza levantou para Luquinhas, que pegou de primeira e Felipe Xavão bloqueou o chute com o braço. Pênalti marcado por Douglas Marques da Flores, que aplicou o segundo amarelo ao atleta e consequentemente o vermelho, deixando o Humaitá com um a menos. Marcão foi para a cobrança e balançou a rede. 1 x 1.
O último lance de perigo do primeiro tempo foi construído pelo Humaitá. Aos 38’, Fabinho finalizou de fora no cantinho, mas Matheus Brandão caiu seguro para ficar com a bola.
Segundo tempo eletrizante
A segunda etapa começou bem movimentada, mas a equipes não conseguiam transformar a posse de bola em jogadas perigosas. A primeira chegada aconteceu aos sete minutos, quando o Humaitá encaixou um contra-ataque, com Aldair, que puxou para o meio e novamente arriscou de fora um chute que se perdeu por cima da meta.
No minuto seguinte, foi a vez de Ferrugem (que entrou no intervalo no lugar de Radamés) finalizar de fora e o goleiro Marcão caiu no cantinho para fazer a defesa e ceder o tiro de canto. Na cobrança, Zotti levantou e Luquinhas, no segundo poste, girou e bateu, mas Marcão faz a defesa.
Os chutes de fora passaram a tomar a tônica do jogo, e foi assim que o Humaitá assustou mais uma vez. Aos 16’, Fabinho experimentou e a bola saiu pela direita tirando tinta da trave.
O Jacaré também respondeu assim. Aos 20’, Bernardo cobrou falta direto para o gol e Marcão fez a defesa de manchete com muita dificuldade colocando para escanteio. Na cobrança, Bernardo bateu fechado e a bola sobrou com Marcão, que levantou e Railon cabeceou dividindo com a marcação. Badhuga pegou a sobra e testou para o fundo do gol aberto. Virada amarela. 2 x 1.
As jogadas de escanteio eram as armas fortes do Brasiliense. Aos 30’, Bernardo levantou e Railon cabeceou uma bola que passou em frente ao gol. Logo depois, foi a vez de Aldo desviar a bola que se perdeu pela esquerda.
O Humaitá não desistiu do jogo, e se laçava bem nas poucas chances que tinha. Aos 33’, Gilberto, em seu primeiro lance na partida, invadiu a área e bateu em cima de Matheus Brandão. No minuto seguinte, Caique lançou Luiz Fernando, que acabou contando com o toque de Railon para deixa-lo na cara do gol para finalizar e empatar o jogo. 2 x 2.
Com o avanço do do jogo, os últimos lances de perigo foram tiros de longe, com Marcão, aos 35’ para o Brasiliense, e Reginaldo, aos 40’, para o Humaitá. Precisando vencer, o time acreano se lançou, mas a defesa do Jacaré se manteve segura e decretou o resultado que classificou a equipe.
HUMAITÁ 2 x 2 BRASILIENSE
Copa do Brasil – Primeira fase
23/02/2022, 22h – Estádio Florestão, Rio Branco-AC
Árbitro: Douglas Marques das Flores-SP
A1: Daniel Luis Marques-SP
A2: Daniel Paulo Ziolli-SP
4º árbitro: Jackson Rodrigues da Silva-AC
HUMAITÁ
Marcão; Felipe Xavão, Luiz Fernando, Reginaldo e Wallace; Larusso (Mamude), Ronaldo e Fabinho (Bernardo); Dodô (Caique), Aldair (Wagner) e Daniego (Gilberto).
Técnico: Emanuel Sacramento
Gols: Aldair (3’ 1T), Luis Fernando (34’ 2T)
Cartões amarelos: Felipe Xavão, Aldair, Ronaldo
Cartões vermelhos: Felipe Xavão
BRASILIENSE
Matheus Brandão; Andrezinho, Badhuga, Preto Costa (Railon) e Goduxo; Aldo, Radamés (Ferrugem) e Zotti (Aloísio); Matheus Barboza (Kesley), Luquinhas (Bernardo) e Marcão.
Técnico: Celso Teixeira
Gols: Marcão (35’ 1T, pênalti), Badhuga (21’ 2T)
Cartões amarelos: Andrezinho, Ferrugem, Celso Teixeira