metropoles.com

Brasiliense é derrotado pelo Paracatu na ida das semifinais: 1 a 0

Jacaré precisa vencer a partida de volta, no fim de semana, por qualquer placar, para chegar à decisão do Candangão 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
candangão 2019: brasiliense x luziânia’
1 de 1 candangão 2019: brasiliense x luziânia’ - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Brasiliense visitou, na noite desta quarta-feira (3/4), a cidade de Paracatu, em Minas Gerais, para enfrentar os donos da casa no primeiro capítulo da semifinal do Candangão 2019. Em campo com uma escalação modificada em relação à última partida, principalmente no sistema ofensivo, a equipe não conseguiu furar o bloqueio dos anfitriões e perdeu por 1 a 0, gol marcado pelo centroavante Leandro Aguiar.

A derrota – a segunda do Brasiliense no campeonato – obrigará o esquadrão amarelo a vencer a partida de volta por qualquer resultado para chegar à final. Como fez melhor campanha, tem vantagem no mata-mata. Contudo, se empatar ou for derrotado, o Jacaré será eliminado.

O duelo será domingo (7), às 15h30, no Estádio Abadião, em Ceilândia. O preço dos ingressos será definido nos próximos dias.

Pressão e gol no final da primeira etapa
Aproveitando a força e a energia vindas das arquibancadas, o Paracatu iniciou o jogo indo para cima do Brasiliense, em jogadas envolventes no meio-campo, principalmente ligando os laterais, com finalizações e cruzamentos na área.

Em menos de 15 minutos, a Águia do Noroeste assustou com duas finalizações de perigo. Uma aos quatro, com Danilo Itaporanga, que bateu forte de perna direita e fez a bola passar próximo à trave de Edmar Sucuri. A outra ocorreu aos 13, com Richely, que tentou um meio voleio, mas mandou para fora.

Apesar da pressão adversária, o Brasiliense buscava equilibrar a partida. Mesmo não chegando com tanto perigo ao gol de Gabriel, a equipe amarela insistia em seu ponto forte: as jogadas pelas laterais. E foi assim que o Jacaré assustou pela primeira fez. Alex Murici, aos 21 minutos, ganhou da marcação pela direita e cruzou a bola para defesa do arqueiro paracatuense.

8 imagens
1 de 8

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 8

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 8

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 8

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 8

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 8

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 8

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 8

Com a forte intensidade do jogo e as boas jogadas dos rivais, o técnico Adelson de Almeida teve que forçar a primeira alteração pelo lado do Jacaré. Morais, que sentiu a panturrilha, acabou sendo substituído por Almir, com a missão de manter a organização no meio-campo.

Mesmo com o primeiro tempo chegando ao final, as duas equipes não desistiam das jogadas. E o Paracatu acabou surpreendendo aos 43 minutos. Após movimentação na entrada da área, Leandro Aguiar aproveitou rebote e mandou no canto de Edmar Sucuri, levantando a torcida no Frei Norberto e deixando os mandantes com a vantagem no primeiro tempo: 1 a 0.

Pressão intensa, mas sem mudança no placar
Voltando para a segunda etapa com o mesmo time, o Brasiliense, na busca pelo empate, voltou mais envolvente do que no primeiro tempo. Aos 10 minutos, o Jacaré chegou com perigo. Após cruzamento pela esquerda, a bola sobrou para Peninha, que finalizou por cima do gol.

Respondendo no mesmo nível, o Paracatu pressionava a defesa adversária, buscando cavar faltas na entrada da área. Aos 16 minutos, em uma delas, pela direita, Danilo Itaporanga arriscou e mandou no ângulo de Edmar Sucuri, que fez excelente defesa.

Agoniado com o desempenho do time em campo, o técnico Adelson resolveu modificar o sistema ofensivo mais uma vez, colocando Romarinho e Erick Flores nos lugares de Reinaldo e Peninha.

O Paracatu, buscando matar o jogo com o contra-ataque, assustava e quase chegou ao segundo gol em duas oportunidades, na reta final de partida.

Na primeira, aos 42 minutos, Davi recebeu pela esquerda e mandou para fora. Já na segunda, a chance mais clara saiu com Diego Nogueira, que escorou cruzamento rasteiro e mandou para o gol, fazendo Edmar Sucuri realizar grande defesa. O placar, contudo, seguiu inalterado e o jogo foi encerrado com o 1 a 0 para os mineiros.

Almir: “Vamos trabalhar com tranquilidade”
Após entrar em campo no lugar do Morais durante a primeira etapa, Almir consolidou o meio de campo, organizando as jogadas ofensivas. Após o jogo, ele lamentou o resultado, mas o meia acredita que está tudo aberto para o duelo da volta.

“Sabíamos da dificuldade da partida e vamos continuar acreditando. Temos o jogo de volta em Brasília e vamos lutar até o final para conquistar a classificação. Vamos trabalhar com tranquilidade”, ressaltou.

FICHA TÉCNICA

PARACATU
Gabriel; Henrique, Breno, Hícaro e Danilo Itaporanga; Acerola, David Manteiga, Davi e Richely (Higor Pato); Lenadro Aguiar e Diego Nogueira (Batata)
Técnico: Antônio Carlos Buião

BRASILIENSE
Edmar Sucuri; Alex Murici, Welton Felipe, Badhuga e Gleissinho; Radamés, Emerson Martins, Maikon Leite e Morais (Almir); Peninha (Erick Flores) e Reinaldo (Romarinho)
Técnico: Adelson de Almeida

Gol: Leandro Aguiar (43’/1T)
Cartões amarelos: Emerson Martins

Local: Estádio Frei Norberto, em Paracatu (MG)
Público: 3.618 pagantes
Renda: R$ 12,6 mil
Árbitro: Gildevan Lacerda

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?