O Brasiliense não entra em campo oficialmente desde o dia 15 de abril, quando aconteceu a última partida do Campeonato Candango. Como preparação para a Série D, o Jacaré realizou alguns amistosos no CT e, na semana passada, o elenco viajou até Minas Gerais a fim de participar de uma sequência de três amistosos preparatórios para a competição nacional.
Na última semana, o clube anunciou a chegada de seis atletas, sendo eles: os goleiros Vavá (que estava no Samambaia) e Ravel; o lateral esquerdo Felipe Alves (também do Samambaia); o lateral direito João Paulo; e os meias Bruno Cosendy (revelado pelo Vasco) e Dandan (ex-Samambaia).
Vale ressaltar que os atletas do Brasiliense que estavam emprestados para o Samambaia retornaram ao time. Então, jogadores como Lila, Cabralzinho, Wallace, Matheus Barbosa, entre outros, vão defender o Jacaré na Série D em 2023.
Confira a arbitragem do jogo:
Árbitro central: Jonathan Antero Silva – RO
Assistente 1: Adilson Rodrigo dos Santos – MT
Assistente 2: Eduardo Teodoro Rodrigues – MT
Quarto Árbitro: Eleniel Benedito da Silva – MT
Analista de Campo: Rilmar Ribeiro Primo – MT
Problema nas transmissões
A plataforma InSportsTV anunciou, por meio de uma nota no dia 25 de abril, que não vai mais transmitir a Série D. O serviço, que tinha acordo com a CBF válido por três temporadas, foi iniciado no ano passado.
Com a decisão de última hora da emissora, ainda não há confirmação de que a primeira rodada da competição contará com transmissões. Agora, a CBF terá de analisar nova plataforma para realizar as transmissões da Série D.
O Brasiliense conseguiu com a CBF a liberação para as transmissões serem abertas no canal do time. Então o torcedor que quiser acompanhar a partida entre Operário x Brasiliense tem de acessar o canal da TV Brasiliense no Youtube.
Novidades na premiação
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, aumentou em quase 50% a premiação paga aos 64 participantes da Série D de 2023. Este ano a entidade vai destinar R$ 105 milhões à competição.
O investimento nas Séries C e D é uma das prioridades do presidente da CBF, que completou um ano no comando da entidade.
Confira os jogos do Brasiliense na primeira fase da Série D:
1ª rodada
6 de maio (sábado) – 16h
Operário-MT x Brasiliense – Dito Souza
2ª rodada
14 de maio (domingo) – 16h
Brasiliense x Anápolis – Serejão
3ª rodada
20 de maio (sábado) – 16h
Interporto x Brasiliense – General Sampaio
4ª rodada
28 de maio (domingo) – 16h
Real Ariquemes x Brasiliense – Gentil Valério
5ª rodada
4 de junho (domingo) – 16h
Brasiliense x Ceilândia – Serejão
6ª rodada
7 de junho (quarta-feira) – 16h
União Rondonópolis x Brasiliense – Luthero Lopes
7ª rodada
11 de junho (domingo) – 16h
Brasiliense x Iporá – Serejão
Calendário da Série D de 2023
Fase de grupos: de 7 de maio a 23 de julho
Segunda fase: de 29 de julho a 6 de agosto
Oitavas de final: 12 e 20 de agosto
Quartas de final: 26 de agosto e 3 de setembro
Semifinais: 6 e 10 de setembro
Finais: 17 e 24 de setembro