Brasília, Flamengo, Real e… Tóquio: Reinier vai à primeira Olimpíada
Nascido em Brasília, o meio-campista cresceu respirando futebol e com uma bola nos pés e é uma peças de Jardine rumo ao ouro no Japão
atualizado
Compartilhar notícia
O brasiliense Reinier, ex-Flamengo, estará em Tóquio para representar o Brasil e capital federal nos Jogos Olímpicos de 2020. Na última edição, em 2016, no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira também tinha um candango no elenco, Felipe Anderson, que ajudou o país a conquistar a inédita medalha de ouro.
Reinier foi vendido para o Real Madrid em janeiro de 2020 e está emprestado ao Borussia Dortmund desde a última temporada. Nascido em Brasília, o meio-campista cresceu respirando futebol e com uma bola nos pés. Em 2019, seu primeiro ano como profissional, venceu os títulos da Libertadores e Brasileirão pelo Flamengo, onde cresceu nas categorias de base.
Mauro Carvalho, pai de Reinier, foi jogador profissional de futsal e o guiou na direção do esporte. Aos 7 anos, quando a joia do Flamengo ainda era lapidada, o garoto começou a treinar na escolinha do Brasília Futebol Academia, no clube da CAESO (Caesb Esportiva e Social).
Ecio Anttunes foi o treinador dele na ocasião e revelou ter o testado em posição diferente da que ele joga hoje. “Eu o colocava de segundo volante pela qualidade de passe que ele tem. Mas ele sempre queria fazer gols e largava a defesa para atacar”, recorda.
“Chegava fácil no gol adversário. Vinha de traz com muita intensidade e qualidade técnica. Sempre foi acima da média e capitão do time. Sempre achei que fosse chegar longe”, garante Ecio.
Dois anos depois, Reinier começou a jogar no time de futsal do Vasco e toda a família partiu para o Rio de Janeiro com ele. Nas quadras, ele passou pelo cruzmaltino, Botafogo e Fluminense. Só migrou para o gramado quando foi para o Flamengo, time do coração dele e dos familiares. Com a camisa rubro-negra, o meio-campista conquistou títulos desde as categorias de base.
Com a amarelinha
Reinier defende a Seleção Brasileira desde novo. Disputou o Sul-Americano Sub-15 de 2017 e Sub-17 de 2019. Ele ajudou a Seleção Olímpica a conquistar vaga nos Jogos de Tóquio e integra o elenco que vai defender a medalha de ouro no Japão.
Na última quinta-feira (15/7), no último amistoso antes do embarque para a capital japonesa, contra os Emirados Árabes, o meia fez um dos gols da vitória por 5 x 2. O Brasil estreia na Olimpíada no próximo dia 22, quinta-feira, às 8h30, horário de Brasília, diante da Alemanha, fazendo a reedição da final dos Jogos do Rio-2016.