metropoles.com

Brasileiros agitam o mercado de transferências na Europa

Coutinho, Willian e Arthur são alguns dos principais nomes movimentando mudanças nos elencos de gigantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Clive Rose/Getty Images
Willian Coutinho
1 de 1 Willian Coutinho - Foto: Clive Rose/Getty Images

Com a maioria dos campeonatos nacionais se encerrando, os times europeus começam a focar no planejamento para a próxima temporada. Ao lado de nomes cobiçados que estarão em novos times na próxima temporada — como Timo Werner, Leroy Sané e Hakim Zyech –, estão brasileiros altamente cobiçados.

O volante Arthur, ex-Grêmio, por exemplo, foi o segundo jogador mais caro a ser negociado nesse período, só ficando atrás de Victor Osimhen, que trocou o Lille pela Napoli por 73.2 milhões de Euros. Por 66 milhões de euros, o brasileiro trocou o Barcelona pela Juventus, uma negociação que ainda contou com Miralem Pjanic deixando a Velha Senhora para ir à Espanha.

Ao pagar esse alto valor por Arthur, a Juventus aposta mais em seu potencial do que no que o brasileiro tem apresentado em campo. Desde que chegou à Europa em 2018, o volante não conseguiu repetir no Barcelona as boas atuações no Grêmio que o levaram à Seleção Brasileiro. No clube catalão, houve relatos sobre sua atitude e falta de comprometimento. Aos 23 anos, no entanto, o jogador tem tempo de sobra para dar a volta por cima.

Em situação semelhante à de Arthur, está Phillipe Coutinho. O jogador foi um dos meias mais cobiçados do mundo em seus dias de Liverpool, sendo vendido ao Barcelona por 145 milhões de euros em 2018. Ao lado de Messi e Suárez, no entanto, o jogador não conseguiu repetir com a dupla a mesma química do compatriota Neymar. O Barcelona tentou vendê-lo, mas devido ao alto valor pedido, não conseguiu compradores.

A solução foi emprestá-lo ao Bayern de Munique, onde novamente teve um rendimento abaixo das expectativas. Sem futuro também na Alemanha, o empresário Kia Joorabchian afirma que os principais times ingleses estão interessados no futebol de Coutinho. O valor, no entanto, será muito mais “humilde”: segundo o site Transfermarkt, o valor atual de seu passe está em 56 milhões de euros.

Também na Inglaterra, outro brasileiro também tenta dar continuidade à sua carreira na Europa. Há sete anos no Chelsea, Willian, aos 31 anos, pediu mais três anos para renovar com os Blues. No entanto, a política do clube é não acertar vínculos por mais de duas temporadas com “trintões”.

Apesar de ter feito uma excelente reta final de Premier League, Willian e Chelsea seguirão por caminhos distintos. O brasileiro despertou interesse de diversos clubes pelo mundo, incluindo o Inter Miami, de David Beckham, mas ele não deve ir tão longe. As negociações para assinar com o Arsenal, também de Londres, estão avançadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?