Brasileiro bate pênalti decisivo e Itália está na final da Eurocopa
Time de Roberto Mancini superou a Fúria e agora espera o vencedor de Inglaterra x Dinamarca na decisão no domingo (11/7)
atualizado
Compartilhar notícia
A Itália é finalista da Eurocopa. A tetracampeã mundial superou a Espanha nos pênaltis após empate por 1 x 1 no tempo normal e garantiu vaga na decisão da competição continental. Agora enfrenta Inglaterra ou Dinamarca na final no domingo (11/7), que se enfrentam nesta quarta-feira (7/7).
Equilíbrio
Foi a tônica do jogo no primeiro tempo. Como já se esperava, a Espanha dominava a posse de bola e a Itália apostava na velocidade para surpreender os espanhóis.
Com um duelo muito pegado, as duas seleções fizeram um primeiro tempo sem grandes chances de gol, com uma oportunidade real para cada lado. A Espanha parou em Donnarumaa e o brasileiro Emerson foi parado pela trave.
Pegou fogo
O panorama mudou completamente na segunda etapa. Os dois times voltaram dispostos a garantir uma vaga na final. Com menos de 10 minutos, a Espanha chegou três vezes, assustando a meta de Donnarumma. Mas quem abriu o placar foi a Itália.
Chiesa foi lançado em contra-ataque, limpou para a perna direita e chutou sem chances para Unai Simón, aos 14 minutos. O mesmo Chiesa quase aumentou a vantagem, mas Simón fez grande defesa no lance seguinte.
Sem nada a perder, a Espanha see lançou ao ataque. Luis Enrique colocou Morata no jogo na esperança de que o jogador da Juventus respondesse com gols. E o camisa sete não decepcionou. Em bela tabela com Olmo, o centroavante tirou de perna esquerda de Donnarumma, empatando o jogo aos 34 minutos e levando a partida para a prorrogação.
Prorrogação
O 1 x 1 levou a partida para o tempo extra. A Itália pareceu sentir o gol espanhol e o cansaço e passou a aceitar a pressão espanhola. Ainda assim, conseguiu se safar no primeiro tempo da prorrogação e o jogo seguiu para os últimos 15 minutos.
Mas no segundo tempo os dois times sentiram o cansaço e pouco criaram. Assim, a vaga na final seria decidida na cobrança de pênaltis.
Penalidades
Nos pênaltis, os dois times tiveram desempenho semelhante. As duas seleções erraram as primeiras cobranças, mas foram confirmando as seguintes.
Mas se Morata fez no tempo normal, desperdiçou na última cobrança. A Itália confirmou a vitória com Jorginho e está na final da Eurocopa.