Brasileirão não para e Copa América 2020 deve desfalcar muito seu time
A exemplo do que ocorreu em 2016, Campeonato Brasileiro do ano que vem pode seguir sem paralisação durante o torneio de seleções
atualizado
Compartilhar notícia
Uma rápida adaptação ao clichê e chegamos à “animadora” frase “nada é tão ruim que não possa piorar”. É mais ou menos esse o cenário para o calendário do futebol brasileiro de 2020. Ao contrário do que ocorre neste ano, a tendência é que as competições nacionais não sejam interrompidas durante a Copa América 2020, que será disputada entre junho e julho. A informação foi publicada nesta quarta-feira (26/06/2019) pelo GloboEsporte.com.
Ainda carente de confirmação — a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) só finaliza o calendário do ano seguinte no segundo semestre do ano corrente –, a Copa América 2020 desfalcaria os times brasileiros em pelo menos um mês. Isso porque em datas-Fifa os clubes são obrigados a liberarem seus jogadores às seleções. Ciente desse inconveniente, a Conmebol já adiantou que irá paralisar suas atividades durante o torneio disputado na Argentina e na Colômbia.
O caso é idêntico ao de 2016, quando foi disputada a Copa América Centenário, nos Estados Unidos. Na ocasião, o técnico Dunga retirou atletas de seus clubes exatamente no período em que o Campeonato Brasileiro tinha o maior número de partidas marcadas: 8 rodadas, que incluíram jogos como Corinthians x Santos, Palmeiras x Corinthians e Atlético-MG x Cruzeiro.
Copa América todo ano?
Em busca de adequação ao calendário europeu, a Conmebol definiu que, a partir da edição 2020, a Copa América passará a ser disputada em anos pares, simultaneamente ao Campeonato Europeu de Futebol. e terá um novo zoneamento para disputa dos jogos — será a primeira vez do torneio em duas sedes. Desta forma, a competição irá coincidir com os anos de Jogos Olímpicos, embora as datas não choquem.