metropoles.com

Brasileirão: aposta do Flamengo, Michael luta contra carma das revelações

O atacante que brilhou no Goiás em 2019 tenta manter o bom nível no time carioca, mas tem repetido a dificuldade da maioria dos destaques

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Vidal / Flamengo
Michael em treino do Flamengo
1 de 1 Michael em treino do Flamengo - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Embora o Flamengo tenha vencido o Goiás por 2 x 1, nos acréscimos, o técnico Domènec Torrent certamente não escaparia da pressão da torcida, caso ela estivesse presente no Maracanã. O fato de ter feito apenas uma substituição mesmo diante do desgaste evidente do elenco virou motivo de cobrança nas redes sociais, sobretudo pela opção de manter Michael até o fim. Ainda sem encontrar o melhor futebol no rubro-negro, a revelação do Campeonato Brasileiro de 2019 parecia ouvir as críticas na Internet dentro de campo. Até mesmo a reação dele após o gol de Pedro – colocou a camisa sobre a cabeça e não comemorou – virou motivo de cobrança.

Depois de brilhar pelo Goiás na temporada passada, Michael ainda não conseguiu repetir as atuações. A mudança de ares, o peso da camisa, a concorrência… Tudo pode influenciar no rendimento do atacante, mas uma coisa é certa: carregar o peso de ser revelação do campeonato anterior costuma ser um carma difícil de se livrar.

A seguir, o Metrópoles recorda todos os jogadores eleitos a Revelação do Brasileirão, e mostra o que ocorreu com a carreira deles. Vale ressaltar que o prêmio passou a ser entregue pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a partir de 2007.

Todas as revelações do Campeonato Brasileiro desde 2007

2019 – Michael (Goiás)
Após passagens por modestos times de Goiás, Michael enfim brilhou no futebol em 2019, com a camisa do Goiás. Líder do Esmeraldino, ele foi eleito a revelação do campeonato e despertou interesse de grandes clubes do país. Desejado por Corinthians e Palmeiras, o atacante acabou acertando com o Flamengo.

2018 – Pedro (Fluminense)
Revelado pelo Fluminense, Pedro assumiu a difícil missão de substituir o ídolo tricolor, Fred. A técnica apurada e a facilidade para exercer a função de pivô fizeram ele ter destaque no Tricolor, sendo eleito a revelação do campeonato em 2018. Não por acaso, foi sondado por diversos clubes, até que acertou sua ida à Fiorentina, da Itália, em 2019. Na Europa, porém, não emplacou, fez apenas quatro jogos e passou em branco. Em 2020, acertou empréstimo com o Flamengo, onde tem começado a se destacar.

2017 – Arthur (Grêmio)
O meio-campista brilhou com a camisa do Grêmio na temporada de 2017, sendo o motor da equipe. O excelente desempenho rendeu a ele uma transação milionária para o Barcelona, para atuar ao lado de Messi e companhia. Após um início promissor no time catalão, com direito a titularidade, Arthur perdeu espaço, virou reserva e acabou sendo transferido este ano para a Juventus, onde atua com Cristiano Ronaldo.

2016 – Vitor Bueno (Santos)
Apesar de ser meio-campista, Vitor Bueno brilhou com a camisa do Santos com direito à fase artilheira. Ele terminou o Brasileirão com 10 gols em 33 jogos e foi eleito a revelação. Em 2019, foi emprestado para o Dínamo de Kiev, mas não conseguiu emplacar na Europa. Desde o ano passado veste a camisa do São Paulo e tem brigado para ser titular do técnico Fernando Diniz.

2015 – Gabriel Jesus (Palmeiras)
Destaque entre as últimas revelações, o atacante Gabriel Jesus viveu um ano mágico em 2015. Ainda com 18 anos, ele ganhou oportunidades no time principal do Palmeiras e não decepcionou. Com gols importantes no Brasileirão e na Copa do Brasil, acabou sendo eleito a revelação. Um ano depois foi vendido a peso de ouro para o Manchester City, time inglês que defende até hoje e está cada vez mais em posição de destaque.

2014 – Erik (Goiás)
Erik se destacou com o Goiás em 2014, mesmo o time não fazendo uma boa campanha no Brasileirão. A rapidez era seu principal trunfo e ele acabou sendo negociado com o Palmeiras por 3 milhões de euros, em 2015. No Alviverde paulista, porém, ele não conseguiu repetir as boas atuações e emplacou um empréstimo atrás do outro. Foi bem no Botafogo em 2018, mas atualmente joga pelo Yokohama F. Marinos, do Japão.

2013 – Marcelo Cirino (Athletico-PR)
Marcelo Cirino encheu os olhos do futebol brasileiro na temporada 2013. Bem tanto na Copa do Brasil quanto no Campeonato Brasileiro, onde foi eleito a revelação, o atacante teve sua contratação disputada por grandes clubes do Brasil. Um ano depois, acertou sua transferência para o Flamengo, time com o qual jamais decolou. Passou pelo Internacional, pelo futebol árabe, até retorno ao próprio Athletico-PR em 2018. Atualmente, defende o Chongqing Lifan, da China.

2012 – Bernard (Atlético-MG)
A alegria nas pernas levou Bernard a posição de destaque em um Atlético-MG histórico. Em 2012, ele fez um grande Brasileirão, a ponto de ser eleito a revelação do campeonato com o Galo vice-campeão. Um ano depois, foi uma das estrelas do título na Copa Libertadores com Ronaldinho Gaúcho e Jô no elenco. No mesmo ano, foi vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e campeão com a Seleção Brasileira da Copa das Confederações. Em 2014, porém, ficou marcado por ser o substituto de Neymar no Mundial no Brasil e a carreira não decolou mais. Atualmente, é jogador do Everton, da Inglaterra.

2011 – Wellington Nem (Figueirense)
O baixinho encantou no Brasileirão de 2011 com suas arrancadas e dribles pelo Figueirense. Além disso, contribuiu com nove assistências para gol. No ano seguinte, foi vendido para o Fluminense e foi campeão. Acabou sendo vendido no ano seguinte para o Shakhtar Donetsk, por 9 milhões de euros. Após oscilar boas e más atuações na Ucrânia, retornou ao Brasil por empréstimo para o São Paulo e atualmente está de volta ao Fluminense, onde é reserva.

2010 – Bruno César (Corinthians)
Depois de uma boa temporada pelo modesto Santo André, o meio-campista brilhou ao lado de Ronaldo no Corinthians. Com excelente visão de jogo e técnica na batida na bola, foi eleito a revelação do Brasileirão de 2010. O bom desempenho chamou a atenção do Benfica, de Portugal, que decidiu contratá-lo. Ele repetiu a boa fase até ser vendido ao Al-Ahli, da Árabia Saudita. A partir daí, não conseguiu mais desempenhar um futebol de elite. Ainda teve uma boa passagem pelo Sporting, de Portugal, e hoje está entre os reservas do Vasco.

2009 – Fernandinho (Barueri)
Aos 24 anos, o atacante Fernandinho desbancou nomes fortes do futebol brasileiro para ser eleito a revelação do Brasileirão pelo Barueri. O bom desempenho fez o São Paulo investir na contratação do jogador, mas, embora tenha feito relativo sucesso, nunca chegou a decolar. Após passagens por Atlético-MG, Grêmio e Flamengo, atualmente ele defende o Chongqing Lifan, da China.

2008 – Keirrison (Coritiba)
Keirrison brilhou no Coritiba em 2008. Com apenas 20 anos, ele se tornou o artilheiro do Brasil naquela temporada – anotou 41 gols, sendo 21 no Brasileirão –  e foi contratado pelo Palmeiras no fim do ano. No time paulista, voltou a demonstrar faro de gol, o que rendeu a ele uma transferência bombástica para o Barcelona. A partir daí, a carreira do atacante declinou. Sem sucesso na Europa, voltou ao Brasil em 2010, passou por Santos, Cruzeiro, Coritiba e atualmente defende o Londrina.

2007 – Breno (São Paulo)
O zagueiro Breno foi o primeiro jogador do Brasileirão a ser eleito a revelação. Destaque defensivo no bicampeonato do São Paulo, ele também frequentou a seleção do campeonato daquele ano e acabou sendo vendido ao Bayern de Munique. Na Alemanha, ele começou bem, mas teve problemas psicológicos e foi condenado a três anos de prisão por incendiar a própria casa. Ele retornou ao São Paulo em 2015, mas nunca mais repediu o sucesso. Está no Vasco desde 2017, mas não consegue emplacar, sobretudo pela sequência de lesões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?