metropoles.com

Brasileirão 2005: Corinthians x Inter, o jogo do pênalti ignorado

Este e outros jogos de finais de Libertadores e Copa do Brasil serão reprisados pelo SporTV nesta terça-feira (31/03)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Imagem da Fachada do Pacaembu
1 de 1 Imagem da Fachada do Pacaembu - Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

O Campeonato Brasileiro de 2005 ficou marcado por um escândalo de arbitragem, conhecido como Máfia do Apito, protagonizado pelo ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho. Diversas polêmicas roubaram os holofotes dos jogos de futebol naquele ano. Um deles foi o duelo entre Corinthians x Internacional, no Pacaembu. Nesta terça-feira (31/03), a partida será reprisada pelo SporTV, às 16h30.

Naquela ocasião, na 40ª rodada do Brasileirão, Timão e Colorado faziam uma disputa direta pelo lugar mais alto da tabela. Antes do apito inicial, o líder Corinthians somava 77 pontos, enquanto os gaúchos tinham 74, logo atrás. Há apenas duas rodadas do encerramento do campeonato, o duelo foi considerado como uma final.

Em um Pacaembu lotado de torcedores do Timão, o placar mostrou 1 x 1 ao fim dos 90 minutos. Gols de Tévez, dono da camisa 10, e Rafael Sóbis, que estava em seu segundo ano como profissional do Colorado. A distribuição de um ponto para cada equipe foi melhor para o Corinthians, que se manteve na liderança e tinha apenas dois jogos até o título — concretizado na 42ª rodada.

Apito absurdo

O árbitro da partida era Márcio Rezende de Freitas. Até hoje discute-se um momento polêmico do confronto que supostamente influenciou no resultado final. Aos 28 minutos da segunda etapa, Tinga, camisa 7 do Inter, recebeu um lançamento dentro da área. Com apenas um toque ele driblou o guardião corintiano, Fábio Costa, e em seguida foi derrubado dentro da área.

Qualquer vídeo que mostre o lance comprova o toque do goleiro em Tinga, confirmando o pênalti. Mas Márcio Rezende interpretou simulação do jogador gaúcho, apresentou-lhe o segundo amarelo da partida e em seguida o vermelho. Ali, as chances do Colorado virar o placar se tornavam praticamente nulas.

Na sequência do campeonato, o Corinthians venceu as outras duas rodadas, o Inter venceu uma e perdeu a última e o Coringão levou seu quarto título nacional.

Outros jogos

Além deste grande duelo, que vale a pena ser recordado, outros importantes jogos também serão reprisados pelo SporTV nesta terça. Confira:

Palmeiras x Deportivo Cali, às 14h, pela final da Libertadores 1999
São Paulo x Atlético-PR, às 18h, pela final da Libertadores 2005
Coritiba x Vasco, às 23h, pela final da Copa do Brasil 2011

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?