Brasil precisa de empate contra Sérvia para avançar na Copa 2018
Seleção Brasileira chega à última rodada da fase de grupos sem a classificação confirmada, o que não ocorria desde 1978, na Argentina
atualizado
Compartilhar notícia
Após a vitória sobre a Costa Rica por 2 x 0 e o triunfo da Suíça sobre a Sérvia (2 x 1), em jogos realizados nesta sexta-feira (22/6), as chances de a Seleção Brasileira se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia aumentaram bastante. E isso mesmo com o Brasil chegando à última rodada da fase de grupos sem a classificação confirmada, o que não ocorria desde 1978, na Copa da Argentina.
Devido a esses resultados, o Brasil alcançou a primeira colocação da chave, com os mesmos quatro pontos da Suíça, mas tendo saldo de gols superior. A Sérvia caiu para o terceiro lugar, com três pontos. E a Costa Rica, ainda sem pontuar, já está eliminada.
A boa notícia é que o time comandado por Tite depende apenas das próprias forças para avançar de fase. A vitória ou mesmo um simples empate contra a Sérvia na próxima quarta-feira (27), às 15h, garante a classificação de Neymar e companhia para as oitavas de final da competição, independentemente dos outros resultados do grupo.Caso seja derrotado pelos sérvios, o Brasil dependerá de uma vitória dos costarriquenhos, para avançar como segundo da chave. E isso após uma definição que pode passar pelo saldo de gols, confronto direto e até número de cartões.
Na próxima quarta-feira, o Brasil vai duelar com a Sérvia, de olho também na primeira colocação do grupo, no Estádio Spartak, em Moscou. A Suíça enfrentará a Costa Rica em Nizhny Novgorod. Ambos os jogos serão disputados às 15h.
Vitória nos acréscimos
A Seleção superou o nervosismo após tropeço em sua estreia na Copa do Mundo da Rússia e conquistou a primeira vitória brasileira na competição, nesta sexta-feira (22/6), contra a Costa Rica: 2 x 0. Os gols saíram dos pés de Philippe Coutinho e Neymar já nos acréscimos da partida, na Arena Zenit, em São Petersburgo, pela 2ª rodada do Grupo E.
A equipe comandada pelo técnico Tite entrou em campo pressionada após o empate por 1 x 1 contra a Suíça na rodada inicial. Porém, nesta sexta, depois de diversas chances de gol desperdiçadas, o Brasil furou a retranca costarriquenha, que apostava principalmente no goleiro Keylor Navas, e desencantou no Mundial.
.
Desta vez, os protestos brasileiros envolveram a anulação de um pênalti em Neymar, na reta final do segundo tempo. O árbitro holandês Bjorn Kuipers chegou a marcar a infração de Giancarlo González, o qual deu uma leve segurada no atacante, mas a anulou ao revisar o lance através do recurso do árbitro de vídeo, por considerar que o brasileiro simulou a falta.
A jogada diz muito sobre a atuação de Neymar, principal jogador do elenco brasileiro, mas que voltou a pecar pelo individualismo e reclamou demais do juiz. Ele marcou o segundo gol do Brasil pouco depois, aos 51, após erro da defesa da Costa Rica, mas ainda não exibiu, na Rússia, maturidade e talento para liderar a Seleção ao sexto título mundial.
Restou, assim, a Philippe Coutinho o poder de decisão para marcar o seu segundo gol na Copa do Mundo e aliviar a situação da Seleção, em uma jogada que fugiu ao estilo Tite, com a participação de dois centroavantes, abrindo o caminho para a vitória.
Ficha técnica:
Brasil 2 x 0 Costa Rica
Copa do Mundo da Rússia 2018
Grupo E – 2ª rodada
Arena Zenit
São Petersburgo, Rússia
Brasil
Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Roberto Firmino) e Philippe Coutinho; Willian (Douglas Costa), Gabriel Jesus (Fernandinho) e Neymar
Técnico: Tite
Costa Rica
Keylor Navas; Gamboa (Calvo), Giancarlo González, Óscar Duarte, Acosta e Oviedo; Guzman (Tejeda), Celso Borges, Venegas e Brian Ruiz; Ureña (Bolaños)
Técnico: Óscar Ramírez
Gols: Philippe Coutinho e Neymar (Brasil)
Cartões amarelos: Neymar e Philippe Coutinho (Brasil); Acosta (Costa Rica)
Público: 64.468 espectadores
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)