metropoles.com

Em novo jogo dramático, Brasil bate o México e é tetra do sub-17

O adversário saiu na frente, mas a Seleção Brasileira foi buscar o empate com gol de pênalti de Kaio Jorge e Lazaro, de novo, nos acréscimos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Especial para o Metropoles
Brasil-tetra-do-sub-17
1 de 1 Brasil-tetra-do-sub-17 - Foto: Myke Sena/Especial para o Metropoles

A Seleção Brasileira conquistou o tetracampeonato do Mundial sub-17, na noite deste domingo (17/11/2019), no Bezerrão, com uma vitória dramática sobre o México por 2 x 1, de virada, com gols de Bryan Gonzalez, Kaio Jorge, de pênalti, e Lazaro, de novo, nos acréscimos.

O título coroa uma excelente campanha invicta dos comandados de Guilherme Dalla Dea, que chegaram a perder uma de suas referências, o atacante Talles Magno, do Vasco, por lesão, na partida de oitavas de final contra o Chile, e viveram um drama na fase anterior, contra a França, partida em que começaram perdendo de 2 x 0 e, graças a um esforço heróico, venceram por 3 x 2 nos minutos finais, com gol, também, de Lazaro.

Sem Talles, nomes como Veron, Peglow e Kaio Jorge, atletas de Palmeiras, Internacional e Santos, respectivamente, se destacaram e comandaram o Brasil ao título que a Seleção já havia vencido em 1997, com Ronaldinho Gaúcho como destaque, 1999 e 2003.  Com o título, os brasileiros se aproximam da Nigéria, a maior vencedora da categoria, com cinco conquistas.

Confira, abaixo, como foi a campanha da Seleção rumo ao tetra do Mundial sub-17:

Primeira fase:
Brasil 4 x 1 Canadá
Brasil 3 x 0 Nova Zelândia
Brasil 2 x 0 Angola

Oitavas de final
Brasil 3 x 2 Chile

Quartas de final
Brasil 2 x 0 Itália

Semifinal
Brasil 3 x 2 França

Final
Brasil 2 x 1 México

Na cerimônia de premiações individuais, Veron foi eleito o melhor jogador do torneio.

5 imagens
Torcida brasileira faz a festa no Bezerrão
Torcida mexicana faz a festa no Bezerrão
Cafu e Ronaldo com o troféu do torneio
Giovanni Infantino, presidente da Fifa
1 de 5

Seleção Brasileira

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 5

Torcida brasileira faz a festa no Bezerrão

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 5

Torcida mexicana faz a festa no Bezerrão

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

Cafu e Ronaldo com o troféu do torneio

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 5

Giovanni Infantino, presidente da Fifa

Igo Estrela/Metrópoles

O jogo
O duelo começou nervoso para ambas as equipes, com diversos erros de passe e conclusões a gol que não levaram nenhum perigo às metas. Pelo lado brasileiro, as bolas recuperadas por Daniel Cabral e Diego, que se transformaram em contra-ataques, não foi bem trabalhada por Peglow, Veron e Pedro Lucas. Isolado, Kaio Jorge pouco pôde fazer no princípio da partida.

Aos poucos, o Brasil foi encontrando os espaços e crescendo na partida. Com 16 minutos, Kaio Jorge fez bela jogada e achou Peglow na entrada da área. O meia do Internacional dominou e, com todo o capricho, acertou o travessão do goleiro Eduardo Garcia. Cinco minutos depois, Veron quase marca um golaço, depois de driblar o marcador com facilidade. O chute, no entanto, saiu sem perigo.

Pelo lado mexicano, os comandados do técnico Marco Ruiz tentaram pressionar o Brasil no campo de defesa. Apesar de conseguir alguns desarmes perigosos, faltou qualidade no passe para ameaçar a Amarelinha. Se com a bola rolando estava difícil, o México apostou nas bolas paradas, oportunidades em que criou suas chances mais perigosas.

2º tempo
Assim como foi a etapa inicial, o Brasil começou o segundo tempo tendo mais iniciativa que o adversário, que se defendeu como pôde e esperou no seu campo de defesa. Peglow e Veron, com velocidade, criaram as melhores oportunidades brasileiras no recomeço do duelo.

Apesar da superioridade brasileira, foi o México que abriu o placar. Aos 64 minutos, Pizzuto fez cruzamento certeiro da esquerda e Bryan Gonzalez subiu para fazer 1 x 0, marcando seu primeiro gol na competição.

Após levar o gol, a Seleção não esmoreceu e foi buscar o empate, empurrado pela torcida no estádio. No entanto, as conclusões teimaram em não entrar, resultando em chutes fracos ou no travessão de Garcia, e o México seguiu liderando o placar.

Aos 38, o México não resistiu à pressão. Após Veron ter recebido um carrinho dentro da área, o árbitro Andris Treimanis foi conferir o VAR que acusou pênalti no camisa 7. Kaio Jorge foi para a cobrança e não desperdiçou, chegando a cinco gols na competição.

Quando parecia que o duelo seria decidido nos pênaltis, a estrela de Lazaro brilhou novamente. Aos 47 do segundo tempo, o atleta do Flamengo recebeu cruzamento de Yan e bateu de primeira, decretando o tetracampeonato brasileiro no Mundial sub-17 2019.

5 imagens
Reserva da Seleção, o atacante do Flamengo entrou bem nos últimos jogos e foi decisivo
Brasil comemora o título
Yan Couto comemora o título
Kaio Jorge recebe a chuteira de bronze como terceiro maior artilheiro da competição
1 de 5

Lazaro comemora gol

Myke Sena/ Especial para o Metropoles
2 de 5

Reserva da Seleção, o atacante do Flamengo entrou bem nos últimos jogos e foi decisivo

Buda Mendes/Getty Images
3 de 5

Brasil comemora o título

Igo Estrela/Metropoles
4 de 5

Yan Couto comemora o título

Myke Sena/ Igo Estrela/Metropolespara o Metropoles
5 de 5

Kaio Jorge recebe a chuteira de bronze como terceiro maior artilheiro da competição

Igo Estrela/Metropoles

 

Disputa de 3º lugar
Mais cedo, também no Bezerrão, a França mostrou que se recuperou da traumática eliminação sofrida contra o Brasil na semifinal e venceu a Holanda por 3 x 1, garantindo o terceiro lugar no torneio. O destaque da partida foi o atacante Arnaud Kalimuendo, do Paris Saint-Germain, que marcou um hat-trick. Mohamed Taabouni balançou as redes para os holandeses.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?