metropoles.com

Botafogo encerra uma das piores temporadas de sua história com novo rebaixamento

Time carioca foi rebaixado nessa sexta-feira (5/2) ao perder em casa para o Sport. Glorioso amarga a terceira queda para a Série B

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Estadão Conteúdo / ALEXANDRE BRUM
Botafogo perde para o Atlético-GO
1 de 1 Botafogo perde para o Atlético-GO - Foto: Estadão Conteúdo / ALEXANDRE BRUM

O Botafogo encerrou seu calvário na Série A do Campeonato Brasileiro na noite dessa sexta-feira (5/2). E não com um final feliz, como acreditava a torcida durante a competição. O time foi derrotado pelo Sport e acabou com suas chances matemáticas de se manter na Primeira Divisão do futebol nacional em 2021. 

Assim, o Glorioso chega ao seu terceiro rebaixamento para a Série B, com quedas em 2002, 2014 e agora no campeonato de 2020. Veja um resumo do time carioca na temporada, que terminou com o descenso com quatro rodadas de antecedência:

Começo ruim
O Botafogo começou a temporada com Alberto Valentim como técnico. Mas os tropeços já no Carioca custaram a cabeça do treinador. O primeiro fracasso, no turno inicial do estadual, já dava uma prévia de como seria o ano para o alvinegro.

No primeiro turno (Taça Guanabara), os comandados de Valentim sequer chegaram às semifinais, perdendo a vaga para Boavista e Flamengo. Saiu Valentim, chegou Paulo Autuori.

No turno final (Taça Rio), o Glorioso conseguiu se classificar, mas acabou perdendo para o Fluminense e foi eliminado do estadual. Encerrado o Carioca, o time se preparava agora para a disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Mas logo na estreia, uma derrota para o Bahia em pleno Nilton Santos acendeu o sinal de alerta para o torcedor botafoguense de que 2020 seria se confirmaria como um longo e doloroso ano. Nas 19 rodadas do primeiro turno, o Botafogo venceu apenas três vezes e acumulou empates.

Jogadores caros e pouco resultado
O time também pecou na montagem do elenco para a temporada. O alvinegro carioca causou estardalhaço no mercado da bola brasileiro ao anunciar nomes como o japonês Keisuke Honda e do marfinense Salomon Kalou. O clube apostou alto em garotos da base como o promissor atacante Matheus Babi.

Mas os já veteranos gringos não mostraram resultado em campo e o time caiu muito de produção. Honda chegou a abandonar o barco no final de 2020. E os jovens garotos das categorias de base não suportaram a pressão de evitar o rebaixamento de um grande clube e também deixaram a desejar.

Danças das cadeiras e vexame
Já sem Autuori, que deixou o cargo, e com o auxiliar fixo Bruno Larazoni, o Botafogo até venceu, mas a paciência com o jovem treinador durou apenas seis jogos.

Os resultados continuaram ruins e, para piorar, o time foi eliminado da Copa do Brasil para o Cuiabá, que trocou de lugar com o Fogão e disputará a Série A em 2021. Com a saída de Lazaroni, o time tentava entrar na onda de contratações de técnicos estrangeiros.

Porém, o vexame foi ainda pior. O Botafogo acertou a contratação do argentino Ramón Diaz. Mas o treinador sequer chegou a comandar a equipe. O técnico precisaria passar por um procedimento cirúrgico e, em um primeiro momento, teria que ficar afastado por cerca de dez dias. Mas o prazo se estendeu para um mês e o clube optou por não esperar.

Assim, confirmou-se o retorno de Eduardo Barroca. No começo de dezembro, o técnico retornara ao Glorioso para tentar reencontrar o caminho das vitórias e evitar a queda para a Série B. Mas não foi bem o que aconteceu. Antes de enfrentar o Sport, no capítulo final que culminou com o rebaixamento, o time não vencia há quase dois meses. O último triunfo aconteceu fora de casa, contra o Coritiba, na 26ª rodada, em 19 de dezembro.

Os números até aqui justificam a queda: o time tem o pior ataque entre os times da Série A, com gols marcados em 54 jogos, menos de um gol por partida. Os cariocas têm um aproveitamento de 34% no ano, com apenas 12 vitórias, 19 empates e 23 derrotas.

Agora, o clube deve aproveitar as quatro rodadas restantes para avaliar o elenco para a disputa do Campeonato Carioca e já pensando na Série B. Resta ao time a missão de se reconstruir dentro e fora de campo e tentar o retorno à elite do futebol nacional em 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?