metropoles.com

Dortmund goleia o RB Leipzig e conquista 5° título da Copa da Alemanha

O quinto troféu veio com goleada sobre o RB Leipzig, nesta quinta-feira (13/5), por 4 x 1, com primeiro tempo arrasador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Martin Rose/Getty Images
Borussia Dortmund Copa da Alemanha
1 de 1 Borussia Dortmund Copa da Alemanha - Foto: Martin Rose/Getty Images

O Borussia Dortmund é pentacampeão da Copa da Alemanha. O quinto troféu veio com goleada sobre o RB Leipzig, nesta quinta-feira (13/5), por 4 x 1, com primeiro tempo arrasador e enorme sufoco na etapa final. Sancho e Haaland anotaram duas vezes cada e foram os destaques da conquista, que também viu Marco Reus brilhar com duas assistências.

Disposto a apagar a má impressão deixada com a quarta colocação atual no Campeonato Alemão, restando duas rodadas, e queda nas quartas da Liga dos Campeões, o Dortmund começou de maneira sufocante no estádio Olímpico de Berlim. E tirou o zero do placar com menos de cinco minutos.

O jogo

A trama que começou com Haaland terminou em bela batida de Sancho, sem chances para o goleiro. O norueguês serviu Marco Reus e o alemão deu a assistência para o belo gol. Atrás do placar, os comandados de Julian Nagelsmann foram obrigados a se abrir.

Mesmo jogando no campo de ataque, o Leipzig não conseguia assustar. Em despedida para assumir o Bayern de Munique, Nagelsmann parecia sem forças para acalmar a equipe e fazê-la equilibrar o confronto.

O Dortmund foi cirúrgico ao ampliar em seu segundo ataque. Haaland recebeu, se livrou do marcador e, frio, mandou no canto. Só um time jogava em Berlim. E a vantagem ficou imensa antes do intervalo.

Reus recebeu livre, avançado, e tocou para Sancho fazer mais um gol bonito na decisão. O atacante driblou o zagueiro e balançou as redes. O auxiliar acusou impedimento do alemão na origem da jogada. Mas, após consulta do VAR, o gol foi confirmado.

Nagelsmann não queria se despedir do Leipzig sem conquistas e mudou logo em dose dupla no intervalo. Lançou Nkunku e Sörlorh e o Leipzig fez em poucos minutos o que deixou de realizar numa etapa inteira. Foram três chutes perigosos. Carimbou até o travessão numa volta “elétrica”.

O Dortmund não chegava à decisão da Copa da Alemanha desde o título de 2016/2017. Em busca de nova taça, retornou bastante defensivo para os 45 minutos finais, apenas tentando encaixar um contra-ataque, e passando sufoco imenso. Até podia chegar à goleada caso Hazard não perdesse chance clara.

Não fez e ainda viu o Leipzig diminuir e “entrar no jogo”. Logo após Forsberg carimbar a trave, Dani Olmo acertou belo chute no ângulo e reduziu a desvantagem para 3 x 1. Restando 15 minutos, o Leipzig criava e desperdiçava chances à exaustão. Num contragolpe no fim, Haaland aliviou a tensão ao transformar a vitória em placar elástico. O norueguês não jogava desde 24 de abril e voltou com tudo em dia de festa amarela em Berlim.

O Borussia ergueu as taças em 1965, 1989, 2012, 2017 e agora em 2021. A comemoração emocionou com bela homenagem dos companheiros “jogando” o veterano Piszczek para o alto. Após 11 temporadas em Dortmund, o defensor está se despedindo do clube.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?