Bola de Ouro anuncia mudanças e analisará temporada de agosto a julho
Copa do Mundo de 2022 entrará como critério para decidir o prêmio somente em 2023, uma vez que a competição acontece em novembro
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de uma vitória polêmica de Lionel Messi em 2021, a Bola de Ouro anunciou, nesta sexta-feira (11/3), quatro mudanças importantes para a próxima edição do prêmio.
De acordo com o jornal francês L’Équipe, a primeira, e provavelmente maior delas, foi a mudança de calendário. A partir de agora, o prêmio levará em conta a temporada europeia, de agosto a julho, e não um ano corrido no calendário.
Dessa forma, a Bola de Ouro de 2022 analisará a temporada de agosto de 2021 a julho de 2022, deixando de fora da avaliação a Copa do Mundo deste ano, uma vez que a competição acontece somente em novembro.
A segunda alteração faz com que a lista de indicados aos prêmios masculino, feminino, Yashin (melhor goleiro) e Kopa (melhor jovem) seja definida não só pelos jornalistas da France Football e do L’Équipe, mas com o embaixador do prêmio, Didier Drogba, e os jornalistas que mais se aproximaram do resultado em suas votações na última edição.
A terceira mudança promete “um sistema de votação mais exigente”. O objetivo é restringir os eleitores, colocando apenas profissionais dos 100 países que ocupam as primeiras colocações do ranking da Fifa, para a premiação dos homens, e dos 50 primeiros, para a premiação das mulheres.
A última alteração busca regras “mais claras”. Serão levados em conta três critérios: o desempenho individual e o caráter decisivo dos concorrentes, o desempenho coletivo e o recorde acumulado durante a temporada, e a “classe do jogador” e seu senso de fair play. O critério “carreira do jogador” não faz mais parte da avaliação.
O jornal francês explica que a premiação já sofreu outras alterações: em 2007, passou a englobar todos os jogadores do mundo, sem distinção da nacionalidade ou território. Já em 2018, criaram a Bola de Ouro Feminina, que tem Alexia Putellas, do Barcelona, como atual Melhor do Ano. Dessa forma, eles entenderam que era o momento de “evoluir para sempre se renovar melhor”.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes