Benzema: do afastamento polêmico ao retorno à seleção francesa
Após quase seis anos sem ser convocado, atacante do Real Madrid volta ao time de Didier Deschamps e disputará a Eurocopa
atualizado
Compartilhar notícia
Para a surpresa de muitos, Karin Benzema está de volta a seleção francesa. O técnico Didier Deschmaps divulgou na última terça-feira (18/5) a lista com os 26 jogadores que disputarão a Eurocopa, e atendendo aos pedidos de muitos torcedores, o atacante do Real Madrid está de volta após mais de cinco anos.
A ausência do atleta não têm relação com o seu desempenho em campo. Pelo contrário. Nos últimos anos Benzema foi peça fundamental para o Real Madrid, como na conquista do campeonato espanhol na última temporada. O afastamento do atacante tem um motivo muito mais grave: chantagem.
Em dezembro de 2015, meses antes da Eurocopa de 2016 realizada na França, um escândalo envolvendo o jogador atingiu a seleção como uma bomba. Isso porque Mathieu Valbuena, jogador do Olympiakos, estaria sendo chantageado pelo colega de seleção.
O motivo? Um vídeo íntimo de Valbuena tendo relações sexuais estaria nas mãos de criminosos, que exigiam dinheiro para não divulgarem o conteúdo. No entanto, um dos envolvidos nessa extorsão era Karim Zenati, amigo próximo de Benzema. O atacante diz ter aconselhado o companheiro de seleção a pagar a quantia solicitada pelo criminoso. Já na versão do meia, Karim teria o intimidado a realizar o pagamento.
Assim que o caso veio a público, o presidente da Federação Francesa de Futebol, Noel Le Graët, determinou o afastamento de Karim Benzema, um dos principais jogadores do elenco naquele momento. O dirigente ainda afirmou que o atacante só retornaria ao time com o esclarecimento do caso.
Durante as investigações, a polícia encontrou registros da conversa de Benzema com o amigo. Nos diálogos, o atacante do Real Madrid debochava da situação e contava com bom humor como tinha falado com o companheiro, tentando convencê-lo a pagar a quantia exigida.
Desde o início dos desdobramentos o jogador se diz inocente no caso. Ele ainda atacou Deschamps, dizendo que o treinador havia “cedido à pressão dos racistas da França”. Os pais de Benzema são de origem argelina.
Com o desenrolar deste imbróglio, Karim e Valbuena ficaram afastados da seleção, perdendo a Euro 2016, quando a equipe acabou com o vice, e a Copa do Mundo na Rússia em 2018, que terminou com a França campeã.
Retorno à seleção
Para a alegria de muitos franceses, que sabem da importância do atacante dentro de campo, ele está de volta. O caso ainda não foi encerrado. Em janeiro deste ano o Ministério Público de Versalhes anunciou que o jogador será julgado.
Em campo, a expectativa é grande. Se durante a campanha da Copa de 2018, Giroud passou em branco,espera-se de Benzema que ele faça a diferença. O atleta celebrou o retorno ao time, se dizendo muito orgulhoso.
Ver essa foto no Instagram
Após o anúncio, Mbappé comemorou o retorno do atacante do Real para a seleção. Os dois nunca atuaram juntos em uma partida oficial pela França.
Ver essa foto no Instagram
Jogando pela seleção francesa, Benzema tem 87 jogos e 27 gols marcados. Ele não entra em campo desde outubro de 2015, quando marcou dois gols diante da Armênia na goleada por 4 x 0. É esperar pra ver o que seu retorno proporcionará.