metropoles.com

Argentina detona, do gramado, a presença de Bolsonaro no Mineirão

Em carta aberta à Conmebol, AFA distribui reclamações em mais recente capítulo de chororô pela eliminação na semifinal da Copa América

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Brazil v Argentina: Semi Final – Copa America Brazil 2019
1 de 1 Brazil v Argentina: Semi Final – Copa America Brazil 2019 - Foto: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

Os argentinos não estão sabendo lidar com a derrota para o Brasil, pela semifinal da Copa América, na última terça-feira (02/07/2019). Depois do jogo, um indignado Lionel Messi deu declarações de que é o Brasil quem manda na Conmebol, além de reclamar muito de um lance em que Agüero supostamente teria sido derrubado por Daniel Alves dentro da área. A Associação de Futebol da Argentina (AFA), entidade que rege a modalidade, também demonstrou descontentamento. Em uma carta de seis páginas, a associação reclamou de diversos pontos durante a realização da Copa América, como a má-qualidade dos gramados no Brasil, a arbitragem e, até mesmo, a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, no Mineirão (MG), durante a semifinal.

“Concretamente, a imprudência na designação arbitral gerou um inevitável ambiente prévio ao encontro, agravado pela presença do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no estádio Mineirão, de Belo Horizonte, que não passou inadvertidamente aos jogadores, dirigentes e público em geral, já que foram evidentes suas manifestações políticas durante o desenvolvimento do jogo, não podendo deixar de mencionar que no intervalo ele deu uma verdadeira volta olímpica pelo estádio”, diz trecho da carta, que tratava, ainda, de temas como o atraso de outras delegações, tal qual o ocorrido com o Chile, jogando na Arena Corinthians, em São Paulo.

A Conmebol optou por não se manifestar em relação à carta aberta da AFA. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, lamentou o conteúdo do documento.

“[As insinuações de favorecimento da arbitragem] não fazem mais sentido numa era de transparência no futebol”, disse, durante evento realizado no CT do Fluminense, no Rio de Janeiro.

Nesta quarta-feira (03/07/2019), o chororô teve mais um capítulo. Técnico do último título da Argentina, a Copa América do distante 1993, Alfio Basile escreveu, em um artigo publicado no jornal Clarín, o principal periódico argentino, que os comandados de Lionel Scaloni “perderam para o pior Brasil dos últimos 20 anos”.

“Fizeram dois gols e se meteram todos atrás. Toda a partida jogando em contra-ataque”, detonou.

O ex-comandante ainda elogiou a atuação dos compatriotas diante do Brasil. Alfio Basile também defendeu a permanência de Lionel Scaloni à frente da Argentina mesmo após a queda ainda na semifinal da competição continental.

“Poderíamos ter feito um par de gols, mas não conseguimos. A Argentina foi claramente superior durante 60 minutos. Longe de apequenar-se, o time jogou de igual para igual, superando o Brasil em muitos aspectos”, disse.

A trupe de Lionel Messi e companhia segue no Brasil. A equipe enfrenta o perdedor do jogo entre Chile e Peru, na disputa de terceiro lugar, na Arena Corinthians, em São Paulo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?