Barcelona e Real Madrid disputam “El Clasico” com cara de final
Rivais espanhóis tiveram temporadas irregulares, mas chegam com chances de título na reta final de La Liga
atualizado
Compartilhar notícia
Com as campanhas irregulares de Barcelona e Real Madrid durante boa parte do primeiro turno, o Atlético de Madrid disparou na liderança do Campeonato Espanhol, chegando a abrir 12 pontos na liderança para o time catalão. No entanto, nos últimos 10 jogos, a equipe de Diego Simeone ganhou apenas três, permitindo que os históricos rivais blaugranas e merengues disputem, a partir das 16h deste sábado (10/4), um El Clasico com cara de final.
Se os colchoneros se encontram em crise, Barcelona e Real Madrid apresentam tendência contrária. O time de Messi vem em sequência espetacular no nacional, somando 13 vitórias nas últimas 14 partidas, com um empate nessa jornada. Como consequência, a vantagem de 12 pontos se transformou em folga de apenas um pontinho. Já os comandados de Zinedine Zidane, que ainda estão vivos também na Champions League, somam sete triunfos nos últimos 10 jogos, com dois empates e uma derrota. Agora, os merengues estão a 3 pontos da liderança.
E como se desgraça pouca fosse bobagem, Simeone ainda perdeu seu artilheiro, Luis Suárez, por três semanas devido a uma lesão muscular. O uruguaio soma 19 gols em La Liga, atrás de Gerard Moreno, do Villarreal, e de Lionel Messi, que tem 23 gols. Pelo Real Madrid, Benzema aparece em quarto na lista de artilheiros do Espanhol, com 18 tentos.
Despedida
Por falar em Lionel Messi, fica a expectativa sobre se o jogo deste sábado será o último El Clasico disputado pelo camisa 10. O contrato do argentino com o Barcelona se encerra no próximo mês de junho, e é incerta a sua permanência no clube que defende desde os 13 anos. Aos 33, ele é cobiçado por gigantes como Manchester City e PSG.
Caso decida trocar Barcelona por Manchester ou Paris, Messi abandona El Clasico como o maior artilheiro do jogo contra seu principal rival. São 26 gols anotados em 14 jogos (confira a lista de maiores artilheiros do jogo abaixo), além de 14 assistências fornecidas.
Maiores artilheiros de El Classico
Lionel Messi (Barcelona) – 26 gols
Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 18 gols
Alfredo Di Stefano (Real Madrid) – 18 gols
Raul (Real Madrid) – 15 gols
César (Barcelona) – 14 gols
Equilíbrio
O jogo deste sábado será El Clasico de número 246. O equilíbrio é a tônica da história deste duelo. O Real Madrid leva ligeira vantagem, com 97 vitórias contra 96 do Barcelona, além de 52 empates.
No último duelo entre as duas equipes, disputado no Camp Nou em outubro passado, melhor para o Real Madrid. Os merengues venceram por 3 x 1, com gols de Valverde, Sergio Ramos e Luka Modric. Ansu Fati descontou para os blaugrana.