metropoles.com

Barcelona e Espanyol fazem clássico da Catalunha neste sábado

Neste sábado, às 10h, Barcelona x Espanyol entram em campo pela 15ª rodada da La Liga; o clássico é marcado por filosofias históricas

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Salado/Quality Sport Images/Getty Images
FC Barcelona v RC Celta – LaLiga Santander
1 de 1 FC Barcelona v RC Celta – LaLiga Santander - Foto: Pedro Salado/Quality Sport Images/Getty Images

Que o Real Madrid é o maior rival do Barcelona não é segredo. São as equipes que empilham taças e possuem a atenção da mídia local e mundial. No entanto, o Espanyol, clube da Catalunha, também é considerado rival do clube Culé. E neste sábado (31/12), às 10h, os catalães se encontram para fazer um dérbi local recheado de rivalidade no retorno do Campeonato Espanhol após a pausa para a Copa do Mundo.

Por mais que exista uma abismo no quesito grandeza e nível técnico, as partidas entre ambas as equipes costumam ser quentes, como em 2019, quando a torcida do Barcelona estendeu uma faixa no Camp Nou com a frase “Somos o seu pesadelo”.

Essa rivalidade vai além das quatros linhas e do fato de serem da mesma cidade. O confronto também tem tons políticos envolvendo a independência da Catalunha.

O Barcelona é ícone da resistência da região separatista na Espanha e também se tornou um símbolo de orgulho catalão durante a Guerra Civil Espanhola e a ditadura do general Franco, que predominou no país da península Ibérica entre 1930 e 1970.

Já o Espanyol era visto como cúmplices do regime autoritário de Madri por ter apoiado Franco durante a Guerra Civil e ao longo da ditadura.

Como o Espanyol foi o primeiro clube da liga a ter majoritariamente jogadores catalães no elenco, muitos cidadãos ligados ao clube enxerga o lado do Barcelona como hipócrita já que a equipe luta pela independência da Catalunha mas é recheado de jogadores estrangeiros em seu elenco.

Outro ponto que acirrou a rivalidade entre as equipes foi quando Joan Gaspart, presidente do Barcelona entre 2000 e 2003,  chegou a provocar dizendo que “o Espanyol não é um rival do Barcelona” devido a diferença de títulos entre as equipes. Isso fez com que Gaspart se tornasse “persona non grata” no clube.

Joan Laporta, atual presidente do Barça, também já chegou a “diminuir” o confronto declarando que a rivalidade entre eles é metropolitana.

Na história do confronto são 211 jogos, sendo 122 vitórias para o clube Culé, 45 empates e 44 triunfos do clube azul e branco.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?