Barcelona conquista Supercopa, mas cerimônia é criticada nas redes
Nenhuma autoridade entregou as medalhas para as jogadoras do Barcelona, que fizeram fila para pegar a premiação por conta própria
atualizado
Compartilhar notícia
O Barcelona se sagrou campeão da Supercopa da Espanha nesse domingo (22/1), em Mérida. Com destaque para a atuação da brasileira Geyse, o clube catalão venceu o Real Sociedad por 3 x 0, com dois gols de Aitana Bonmatí e um de Asisat Oshoala.
Apesar da conquista do título, um outro fator chamou a atenção dos internautas: a cerimônia de premiação. No Estádio Romano, as jogadoras fizeram fila e se dirigiram a uma mesa ao lado do gramado para buscarem suas medalhas. Ao contrário da entrega “tradicional” de prêmios no futebol, nenhuma autoridade fez a distribuição das condecorações.
unha vez máis demostrase machismo no fútbol.
o que tiña que ser unha entrega de medallas para as xogadoras do fútbol club barcelona feminino, gañadoras da supercopa, foi finalmente unha escena vergoñenta delas recollendo as súas propias medallas. pic.twitter.com/31D2qKQqiu
— a adri ❄️ (@galizaenpe) January 23, 2023
Já o troféu foi entregue à capitã da equipe, Marta Torrejón, na tribuna da arena. No local, estavam alguns dirigentes, como o presidente da Federação da Espanha, Luis Rubiales. A zagueira retornou ao gramado com a taça para levantá-la com as companheiras de time.
Ben amunt, noies!!!! 💙❤️ pic.twitter.com/UkDQjwLcdi
— FC Barcelona Femení (@FCBfemeni) January 22, 2023
A situação foi fortemente criticada nas redes sociais e comparada com a cerimônia da Supercopa masculina, que aconteceu na Arábia Saudita, no dia 15 deste mês. O Barcelona também se sagrou campeão da competição.
Troba les diferències. #SuperSupercopa vs #SupercopaFemenina.
Una més de la @rfef. Seguim.
(Vídeo: @Barcafemenifoto) pic.twitter.com/WDpOyTnIiX— Laia Coll (@laiacopa) January 22, 2023
A Federação Espanhola se pronunciou após as críticas através de uma nota oficial. Entretanto, a entidade apenas explicou o motivo da cerimônia ter sido feita dentro do gramado.
“De acordo com os protocolos de premiação da Federação Espanhola de Futebol, e levando em conta tanto o número elevado de representação institucional quanto as infraestruturas para o acesso ao palco do gramado do estádio, o departamento de protocolo decidiu fazer a cerimônia de entrega no palco da mesma maneira que é realizada na Copa do Rei: entrega da taça à capitã da equipe campeã e entrega de medalhas ao time vencedor no gramado ou vestiário. Este é o mesmo formato de cerimônia de premiação que aconteceu na última edição da Supercopa feminina, em 2022”, escreveram.